A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de julho de 2018
Anuncie Aqui
8498
Geral

Cônsul do Japão visita Aquidauana em seu primeiro dia no Mato Grosso do Sul

O primeiro dia do cônsul geral do Japão em Mato Grosso do Sul terminou na Feira Central de Campo Grande.

23 MAI 2013 - 17h50min
redação
O cônsul geral do Japão Noriteru Fukushima e o vice-Cônsul Yusuke Nakayama desembarcaram  nesta quinta-feira (23) em Mato Grosso do Sul. Aquidauana foi uma das cidades visitadas pela comitiva japonesa. Uma recepção foi preparada pela Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Aquidauana (ACENBA) para receber as autoridades.

Na cidade, Fukushima e Nakayama destacaram a importância das atividades desenvolvidas pela entidade. ?Estou impressionado, são muitas histórias, atividades e dificuldades, mesmo assim lutam para manter a tradição e cultura do Japão?, disse.

A visita contou com a presença do prefeito do município José Henrique Trindade, que aproveitou a oportunidade para repassar uma doação de verba, no valor de R$ 7,5 mil para reforma e ampliação da instituição.

Estiveram presentes na ocasião, vereadores de Aquidauana e Anastácio, o prefeito de Bodoquena, Jun Iti Hada, o deputado estadual Felipe Orro, e representantes da ACENBA, entre eles o presidente Carlos Takashi Yui e Dr. Flavio Arima.

Em Mato Grosso do Sul

Ao chegar a Capital, as autoridades japonesas foram recepcionadas pelo presidente da Associação Nipo Brasileira de Campo Grande, Acelino Sinjó Nakasato, pelo vice-prefeito da Capital Gilmar Olarte e pelos presidentes das Associações Okinawa  e Beisebol.

Acompanhados de representantes da AECNB de Campo Grande e do vereador Edson Shimabukuro, a comitiva seguiu para o interior do Estado. A primeira parada foi na Associação Nipo Brasileira de Várzea Alegre (Jamic), onde foram recebidos pelo presidente e produtores locais.

Atualmente, 57 famílias de japoneses estão associadas à entidade. O cônsul aproveitou para conhecer a produção de ovos de Jamic como é conhecida a região, onde são produzidas cerca de 650 mil unidades de ovos por dia.

A segunda parada foi no município de Dois Irmãos do Buriti, localizado a 85 km de Campo Grande. Cônsul e vice-cônsul foram recebidos pelos japoneses locais e pelo deputado estadual Osvane Ramos (PTdoB). Fukushima conversou com os moradores e colocou o Consulado a disposição para ajudar a Associação Nipo Brasileira do município que conta com 43 associados.

O primeiro dia do cônsul geral do Japão Noriteru Fukushima e do vice-Cônsul Yusuke Nakayama em Mato Grosso do Sul terminou na Feira Central de Campo Grande, onde conheceram o famoso Sobá, prato tradicional da culinária japonesa que entrou para gastronomia regional.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Jovem de 24 anos morre após cair com veículo dentro de buraco

2
Policial

Preso de 32 anos morre depois de ser agredido em cela em Dois Irmãos do Buriti

3
Anastácio

PMA faz em Anastácio a maior apreensão de madeira de sua história; 1.511 toras

4
Aquidauana

ONG de Aquidauana limpa prédio abandonado e recolhe animais para castração

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,15m
Miranda
2,66m
Aquidauana
2,70m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Manoel Afonso

Amplavisão 1314 – O eleitor ao estilo ‘rabo de olh...

Raquel Anderson

Vamos falar de Amor?

Ver Mais Colunas
498110808