A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492
Geral

Corpo de Bombeiros forma mais 50 soldados e reforça efetivo na Capital e interior

6 ABR 2013 - 10h10min
Notícias MS
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul formou nesta sexta-feira (5) mais 50 soldados que vão compor as unidades da Capital e de outros municípios do Estado. O curso de formação teve início no mês de julho de 2012, totalizando carga horária de 1400 horas/aula. A formatura, no Salão Paroquial da Igreja São Judas Tadeu, contou com a presença de autoridades militares e familiares dos formandos.
 
Durante a solenidade, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, disse que a formatura dos soldados representa a conclusão de mais uma etapa determinada pelo governador André Puccinelli. ?Com esta formatura contamos com 156 soldados que reforçam a instituição em todo Mato Grosso do Sul, e desta forma, prestaremos melhor serviço à população?, ressaltou.
 
Outra determinação do governador, segundo Jacini, é a aquisição de novas viaturas para atender os Bombeiros. ?Com recursos próprios de R$ 5,5 milhões vamos adquirir caminhões, caminhonetas e unidades de resgate?, informou. O processo licitatório já foi autorizado para a compra de 30 novas viaturas. Deste total cinco são para o combate a incêndio, dez são de resgate e outras 15 serão utilizadas como apoio. Com mais 30 novas unidades já são quase 100 veículos adquiridos ao longo destes últimos sete anos.
 
Formação
 
No curso de formação, os alunos soldados tiveram um cronograma composto por 21 matérias, como Direitos Humanos, Psicologia Aplicada, Relações Humanas e também matérias específicas da função de bombeiro militar, tais como atendimento com produtos perigosos, técnica de atendimento pré-hospitalar e técnica de combate a incêndio urbano e florestal.
 
O orador da turma, Paolo Ricardo Barbosa, de 26 anos, disse que os instrutores souberam exigir o melhor nível de conhecimento da turma. ?Tivemos muitas instruções em diversas áreas com técnicas que serão utilizadas em todas as ocorrências. Foram treinamentos em salvamento em altura, salvamento aquático, em incêndio, enfim, estou  preparado para agir em qualquer tipo de situação?, afirmou.
 
Única mulher da turma, Gislaine Simões, de 25 anos, também diz que está preparada para desempenhar uma boa função nas ocorrências do dia a dia. O trabalho, que na maioria das vezes ainda é feito por homens, para a formanda não será difícil. ?Temos que nos espelhar nas outras mulheres bombeiros. E a gente teve todo o amparo durante o curso, aprendendo principalmente nos estágios. O que aprendemos vamos realmente executar nas ruas?, disse.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

No 'adeus' ao ex-presidente da OAB, família e amigos demonstram revolta com homicídio

2
Anastácio

Dentes de ex-presidente da OAB estariam quebrados; laudo da morte sai em 7 dias

3
Aquidauana

Foragido de SP é preso na Vila Bancária em Aquidauana

4
Geral

Casa de Carne São Francisco inaugura sua terceira loja

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Rosildo Barcellos

Pequenas reflexões sobre o Biodireito

Ver Mais Colunas
498110412