A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de maio de 2018
Anuncie Aqui
8496
Geral

CPI pode divulgar dados de caixas-pretas da TAM nesta quarta-feira

1 AGO 2007 - 07h42min
folha on line

Os integrantes da CPI do Apagão Aéreo na Câmara participam da manhã desta quarta-feira de uma reunião em que decidirão se divulgarão os dados extraídos das duas caixas-pretas do Airbus-A320 da TAM que bateu contra um galpão da empresa nos arredores do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no último dia 17. O acidente matou cerca de 200 pessoas.


Os deputados anunciarão a decisão após uma reunião secreta com o chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), brigadeiro Jorge Kersul Filho, e com o coronel Fernando Camargo, que acompanhou a transcrição dos diálogos das caixas-pretas nos Estados Unidos.


Os documentos com as informações das caixas-pretas estão guardados em um cofre da CPI desde ontem (31), quando chegaram. "Se vazar algo, não será daqui", disse o presidente em exercício da comissão, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


Apesar de manter os dados sob sigilo, a expectativa de Cunha é que os parlamentares decidam divulgar o conteúdo das caixas-pretas depois de discutirem com a Aeronáutica detalhes técnicos das informações. Se isso ocorrer, os dados serão divulgados à imprensa em entrevista coletiva.


Diálogo com a torre
Os dados das caixas-pretas indicam que o acidente foi provocado por uma falha humana, de acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira pela Folha (íntegra disponível apenas para assinantes da Folha e do UOL). Os erros teriam ocorrido na operação de um dos manetes (as alavancas de controle das turbinas), colocado em posição incorreta antes do pouso e no momento da aterrissagem. A hipótese de pane no computador da aeronave, contudo, não está descartada.


As gravações mostram os últimos diálogos entre os pilotos na cabine do Airbus. "Desacelera, desacelera, desacelera!", disse um deles. "Não dá, não dá, não dá", respondeu o outro. Por fim, a frase já conhecida: "Vira, vira, vira".

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Caminhoneiros de Aquidauana e Anastácio se juntam a protesto

2
Policial

Mulher coloca fogo na própria casa e vizinhança, em pânico, aciona o Corpo de Bombeiros

3
Aquidauana

Ex-presidente da Alespana, morador de Aquidauana falece em São Paulo

4
Aquidauana

Greve não é só dos caminhoneiros, mas de todos, diz Sindicato Rural de Aquidauana

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,14m
Miranda
4,99m
Aquidauana
3,69m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vamos...

Pedro Puttini Mendes

Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural: E agora?

Robinson L Araujo

A QUAL JESUS EU QUERO SERVIR E ANUNCIAR?

Ver Mais Colunas
498110645