A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de Janeiro de 2018
Anuncie Aqui
8502
Turismo

Da guavira à arte em osso: Jardim tem matéria prima e talento de sobra

Durante Expojardim, jardinenses expressaram a cultura local através das artes plásticas, artesanato e culinária

3 MAI 2017 - 15h24min
Tharyana Durigon - Assessoria

No último final de semana, a prefeitura de Jardim-MS, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, marcou presença na 14ª Expojardim.

Com o apoio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Sindicato Rural e da Associação Empresarial de Jardim, foi possível mostrar o talento de alguns jardinenses, que expressam a cultura local através das artes plásticas, artesanato e culinária.

O estande da prefeitura teve a presença da Associação Apícola Pantanal, que comercializou mel e produtos derivados da apicultura; enquanto a Agricultura Familiar levou doces, conservas, verduras, legumes e frutas, produzidos por eles mesmo. As delícias oriundas da guavira, fruta típica do cerrado da região, ficaram por conta do Almiro Kelm, que já participou do programa da Ana Maria Braga, apresentando em rede nacional um tempero feito com a guavira.

A Associação Jardinense dos Artesãos expôs aos visitantes uma variedade de produtos, como pintura em panos de prato, telas, toalhas, camisetas, entre outros. Os que admiram trabalhos mais rústicos, puderam ver o artesanato em osso do artesão Davi Ojeda, bem como objetos e móveis em madeira do professor Lino Maragno.

 “Ficamos muito satisfeitos com a organização do nosso estande e somos muito gratos pela parceria do Zé Eduardo (José Eduardo Meireles Grubert, presidente do Sindicato Rural), que não mediu esforços para nos ajudar, assim como a Agraer.  E a Aejar, que nos cedeu o espaço, e todos que mostraram suas produções no estande. Dessa forma pudemos mostrar o nosso trabalho e também um pedacinho de Jardim”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Olavo Junior, agradecendo, ainda, o prefeito Guilherme Monteiro (PSDB), que na sexta-feira realizou, junto de sua equipe, o gabinete itinerante no estande da prefeitura, despachando assuntos da administração municipal e atendendo a população, além de valorizar os produtos expostos.

“Estes alimentos e estas artes que estiveram na Expojardim, são de qualidade estão à disposição da sociedade diariamente para serem comercializados. É importante conhecermos e reconhecermos o trabalho destas pessoas”, afirmou o prefeito.

Além da presença de moradores, turistas e autoridades locais, o estande recebeu a visita do diretor presidente da Agraer, Enelvo Felini; da coordenadora regional da Agraer de Anastácio-MS, Vera Lúcia de Oliveira Golze; do secretário estadual de Fazenda, Márcio Monteiro; deputado estadual Renato Câmara (PMDB); deputado estadual Felipe Orro (PSDB); entre outras autoridades.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Jovens são presos por tráfico de drogas na Santa Terezinha

2
Aquidauana

Após descobrir vitiligo aos 15 anos, Vitória faz jus ao seu nome e luta diariamente contra preconceito

3
Aquidauana

Após alagamento da Vila 40, moradores lamentam estragos causados pela chuva

4
Aquidauana

Criminoso furta residência na Vila Pinheiro

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,18m
Miranda
7,00m
Paraguai
2,96m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Tio comunista não apoiou sobrinho tucano

Valdemir Gomes

Busque...

Rosildo Barcellos

Ergonomia e aprendizagem infantil

Ver Mais Colunas
498110822