A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Geral

De carro popular a item de colecionador, fusca continua sendo o queridinho dos brasileiros

Na exposição havia modelos clássicos e customizados. Entre eles, antigas viaturas caracterizadas das polícias Civil e Militar.

28 JUN 2013 - 13h20min
redação
De carro popular a item de colecionador, o fusca deixou de ser um simples automóvel para ser um objeto de desejo. Fabricado no Brasil há 17 anos e há 79 no mundo, o carro que foi desenvolvido para enfrentar a guerra virou o queridinho dos brasileiros e de muitos estrangeiros por aí. Hoje um fusca antigo, conservadão e original pode custar o preço de um carro novo ou até mais.
 
O amor pelo carro mais antigo, fabricado no país, fez com diversos apaixonados formassem clubes apenas para quem tem um fusquinha na garagem. Em Campo Grande, a Confraria dos Apaixonados por Fusca, faz questão de demonstrar o carinho pelo carro. No último dia 22, data que foi comemorada o Dia Mundial do Fusca, a Confraria organizou uma exposição e fusqueata pela cidade.
 
Na exposição havia modelos clássicos e customizados. Entre eles, antigas viaturas caracterizadas das polícias Civil e Militar e um dos primeiros modelos fabricados em 1950. O último modelo fabricado no mundo, de 2003, do México, também compôs os 14 carros que estavam expostos na Praça Central do Norte Sul Plaza e corredores. 
 
Os colecionadores, como de praxe, se reuniram nos altos da Avenida Afonso Pena, fizeram uma parada obrigatória no estacionamento do Norte Sul Plaza e seguiram até a Base Aérea no dia dos Portões Abertos. A fusqueata chamou a atenção por onde passou.
 
?Quem não tem uma história com o fusca. É o carro, de fabricação brasileira, mais antigo do país. Ele foi desenvolvido para atender a demanda popular e caiu no gosto do povo brasileiro?, afirma Jefferson Marques, presidente da Confraria dos Apaixonados por Fusca.
 
Dia Mundial do Fusca
 
O Dia Mundial do Fusca foi instituído em 22 de junho de 1995, durante o Acordo Internacional de BAD CAMBERG. Mas, em 22 de Junho de 1934, foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilista Alemã e o Dr. Ferdinand Porsche (criador do Fusca) para que ele desenvolvesse o Volkswagen (Carro do Povo), de onde surgiu o primeiro protótipo.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

'Gordinho da moto preta' que aterrorizava Aquidauana e Anastácio disse que 'roubava por prazer'

2
Policial

Homem procura Polícia Civil para 'denunciar' conversa de esposa com desconhecido no WhatsApp

3
Policial

Após investigação policial, mulher é presa por tráfico de drogas no Cristo Rei

4
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 6 vagas de emprego nesta sexta-feira

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Robinson L Araújo

DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA.

Rosildo Barcellos

Andar por Andar !

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: AFINAL, PARA QUE SERVE UM PÓS-D...

Ver Mais Colunas
498110475