A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Geral

FAMASUL discute Zoneamento Ecológico

24 JUL 2007 - 11h41min
sato comunicação

Um instrumento de gestão que deve auxiliar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Trata-se do Zoneamento Ecológico e Econômico, uma iniciativa do governo do Estado que deve apontar, ainda nesse ano, o mapeamento georeferenciado de todas as regiões, com cenários e dados ambientais, econômicos e produtivos e industriais. A Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL) discutiu o projeto ontem (23) e pretende apoiar através de análises, relatórios e trabalhos específicos do agronegócio.


"A agropecuária é a base econômica do nosso Estado, mas ainda falta organização. O zoneamento, construído de forma participativa entre os setores e os governos (do Estado e dos municípios) pode auxiliar na consolidação da economia. Vamos sensibilizar os produtores rurais para o entendimento desse processo e também para sua participação ativa. O mei ambiente não pode ser visto como algo que toma o espaço do produtor, mas como uma alternativa de renda, de produção", analisa Ademar, presidente da FAMASUL.


De acordo com Ademar, a instituição deve apoiar o projeto através da participação das comissões da FAMASUL, como a Comissão Técnica de Assuntos do Pantanal, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Assuntos Indígenas e Fundiários, entre outras.


Segundo o coordenador do projeto, superintendente das Cidades, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Cidades, Planejamento e Ciências e Tecnologia, Sérgio Seiko Yonamine, o Zoneamento conta com orçamento de R$ 14.196.675 e segue o modelo do Estado do Acre, onde o projeto já virou lei. "Com o trabalho do Zoneamento, podemos criar leis e normativas para o desenvolvimento sustentável do Estado", declara.


Yonamine explica que nesses três meses, o projeto focará a construão de uma base cartográfica com dados sobre solo, morfologia, pedologia, clima, cobertura vegetal, uso vegetal e recursos hídricos, entre outros. O projeto também prevê a definição de indicadores ambientais, sócio-econômicos, e de responsabilidade social. Em outubro, inicia-se a fase de levantamento das ações, num debate público com governo e sociedade. E até 30 de junho de 2008 será concluída essa primeira etapa, de "construção dos cenários com os principais elementos detalhados", explica.


"Com o projeto, o gestor, seja governador, seja prefeito, poderá determinar o que é mais urgente. O zoneamento deve gerar leis e decretos sólidos, partindo de analises concretas e não mais apenas do debate ideológico", complementa Dácio Queiroz, diretor secretário da FAMASUL e assessor especial da Casa Civil, designado para a coordenação política da elaboração do Zoneamento.


No Brasil a iniciativa faz parte do Consórcio ZE Brsil que conta com a participação de instituições da iniciativa pública e privada, como IBGE, Embrapa e Petrobras.


Em Mato Grosso do Sul, além da FAMASUL e de sindicatos rurais do Estado, participam do projeto a Embrapa, Ibama, Incra, Ibge, Fiems e universidades e empresas privadas.


Na reunião desta segunda-feira participaram também o consultor da SECID, João Batista Lopes, e o vice-presidente da FAMASUL, Eduardo Riedel, e membros do Departamento Técnico entidade.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Conselheira tutelar e filho são presos por tráfico de drogas em Anastácio

2
Aquidauana

Ex-vereador de Aquidauana é socorrido as pressas após cair de telhado

3
Aquidauana

Relojoeiro de Aquidauana mantém tradição e público fiel com ofício em extinção

4
Aquidauana

Jovem de 23 anos é preso com maconha perto de posto de saúde em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Cacimba Sorveteria

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 616 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6272
Farmácias e Drogarias

Farmácia Popular

Rua 7 de setembro, 540 e 771 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3583/1057
Restaurantes

Pizza 10

Rua Deodoro Rondon, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1010/2911
Ver Mais
508110737