A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
06 de dezembro de 2019
Anuncie Aqui
9190-->
Política

Famasul e 8 entidades repudiam tramitação ‘obscura’ de projeto de Reinaldo

Eles afirmam que houve desrespeito ao agronegócio e que não havia necessidade de aumentar o Fundersul.

13 NOV 2019 - 17h19min
Midiamax

A Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e outras oito entidades do agronegócio divulgaram nota de repúdio à tramitação ‘obscura’ do Projeto de Lei 283/2019, aprovado nesta quarta-feira (13) pela ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aumentando impostos do agronegócio.

A proposta foi aprovada com 15 votos favoráveis e apenas cinco contrários. Foram contra o aumento os deputados estaduais Cabo Almi (PT), Pedro Kemp (PT), Coronel David (PSL), Capitão Contar (PSL) e João Henrique Catan (PL).

Em nota, as entidades do setor criticaram a forma como o projeto enviado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tramitou. “Contrariando o trâmite habitual de projetos dessa magnitude, a aprovação ocorreu em regime de urgência, sem a devida possibilidade de argumentação técnica das entidades que representam as cadeias produtivas da agropecuária”, diz trecho da manifestação. 

Segundo a categoria, a análise comprovaria a não necessidade de aumento do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul). Em nota, o setor diz que a aprovação do projeto irá impactar toda a cadeia produtiva sul-mato-grossense. A postura dos parlamentares em endossar projeto de aumento de tributos do Governo do Estado também foi classificada como desrespeito ao setor agropecuário.

Produtores rurais já se organizam para recorrer à Justiça apontando inconstitucionalidade na legislação aprovada pela ALMS.

Confira a íntegra da nota divulgada pelas entidades do setor:

As entidades abaixo relacionadas repudiam a forma abrupta e obscura com que foi tramitado, nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 283/2019, de autoria do Executivo.

Contrariando o trâmite habitual de projetos dessa magnitude, a aprovação ocorreu em regime de urgência, sem a devida possibilidade de argumentação técnica das entidades que representam as cadeias produtivas da agropecuária, e que comprovaria a não necessidade de aumento do Fundersul.

O projeto hoje aprovado impacta negativamente toda a sociedade sul-mato-grossense, e reflete o mais forte desrespeito ao setor agropecuário, um dos responsáveis pelo equilíbrio econômico do estado.

Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) -ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica de MS) – Ampasul (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão) – Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS) – Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores) – Avimasul (Associação dos Integrados da Avicultura de MS) – MNP (Movimento Nacional dos Produtores) – Novilho Precoce MS (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce) – Reflore/MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) – Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras no MS)

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Ladrão invade casa e furta 10 calcinhas, maquiagem e celular em Aquidauana

2
Anastácio

Acidente envolvendo dois caminhões deixa um ferido

3
Região

Vagão desgovernado atingiu veículo e matou coordenadora da Apae em Corumbá

4
Policial

Ladrões furtam botijão de gás, lavadora e TV de casas da região

Vídeos

Motorista de caminhão afirma que fazia conversão à direita quando motociclista tentou ultrapassá-lo

Pra onde vão nossas crianças?

Veja vídeo: Capivara invade clínica e é flagrada tomando banho em piscina

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,59m
Miranda
1,98m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Raquel Anderson

Domingo pantaneiro!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“CULTURA NÃO É PARA PRINCIPIANTE!”

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Jô Ju Pastelaria

R. 7 de Setembro, 1010 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7027
Clubes

GRESSA

Quintino Bocaiúva, s/n Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4142
Transportes

Viação ANDORINHA

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Ver Mais
508110624