A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Geral

Fogo avança sobre Pantanal e muda cor da paisagem

14 SET 2007 - 15h20min
rmt on line

A paisagem do Pantanal mudou neste período de estiagem. O verde deu lugar ao cinza da fumaça provocada pelas queimadas. Só neste mês de setembro foram mais de 500 focos de incêndio registrados no Estado.


O santuário ecológico está ameaçado, e o azul do céu ganhou um novo tom. A grande camada cinza que se vê no alto do Pantanal é resultado de duas semanas de queimadas. Aos poucos o fogo avança e a vegetação frágil do cerrado vai virando pó.


Na imensidão isolada, as equipes de combate aos incêndios não chegam porque não têm aviões para o trabalho. Sem o homem para tentar controlar o avanço do fogo, as chamas se espalham rapidamente. A equipe de reportagem da TV Morena sobrevoou o local, e o que se viu lá de cima de cima em meio a tanta fumaça é um grande rastro de destruição.
 
O incêndio já destruiu mais de 100 mil hectares. O fogo está concentrado entre os municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá, o coração do Pantanal.


Por terra, outra equipe da TV Morena acompanhou o trabalho exaustivo de combate ao fogo. O serviço nas fazendas está parado, e os peões ajudam os bombeiros no controle das chamas. Algumas pessoas não dormem há quatro noites ajudando no combate.


Em apenas uma fazenda em Corumbá a queimada já destruiu mais de 45 mil hectares de pasto e vegetação nativa. No alto do que sobrou das árvores, pássaros tentam protege os filhotes que ainda não sabem voar.


Do avião, o coordenador do Comitê de Combate ao Fogo (Previfogo), Márcio Yule, observa a destruição. Só nos doze primeiros dias deste mês já são 506 focos de incêndio, a mesma quantidade de todo mês de setembro do ano passado.


"O maior prejuízo econômico é para os fazendeiros. Prejuízo com seca, com implemento agrícola, enfim. Mas também há o prejuízo ambiental e o prejuízo nos problemas de saúde, que essa fumaça vai ser carreada pras cidades trazendo problemas respitatórios. O fogo já faz parte do cerrado, o Pantanal também sofre com a conseqüência do fogo e ele se recupera. Com a primeira chuva já vai começar a brotar e há uma recuperação natural", explica Yule.


A chuva também ajudaria a aumentar o nível dos rios. O Miranda está bem baixo, e em alguns trechos os bancos de areia tomam conta de quase todo leito. Nem os pequenos barcos conseguem atravessar.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

2
Policial

PRF apreende 27,5 quilos de cocaína no banco traseiro de veículo em Anastácio

3
Aquidauana

Helicóptero leva bombeiros, peritos e policiais para buscar corpo de pedreiro

4
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas