A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Governador entrega Medalha Tiradentes que homenageia pessoas que se dedicaram à polícia e à sociedade

23 ABR 2013 - 14h05min
Notícias MS
O governador André Puccinelli entregou nesta terça-feira (23), durante solenidade no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, a Medalha Tiradentes. A honraria foi entregue em alusão ao Dia do Patrono da instituição e mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes.
 
A medalha, uma das mais altas comendas da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, foi entregue a 34 personalidades civis e militares de outras forças e a 60 policiais militares. A honraria é outorgada a quem presta relevantes serviços à instituição colaborando para a projeção nacional e estadual da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
 
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, ressaltou que durante os quase quatro anos à frente do comando da instituição tem tido apoio incondicional do governo do Estado para desenvolver ações que favoreçam o bem estar da comunidade e reduzam a criminalidade. ?Temos tido um trabalho de cooperação. A polícia está mais eficiente e os índices de crimes como furto, roubo e homicídios têm diminuído consideravelmente. A filosofia de Polícia Comunitária tem ainda coibido a criminalidade nos pontos mais nevrálgicos e necessários, levando segurança à população?, comentou o comandante.
 
Os números positivos da valorização dos profissionais da segurança pública no Estado também foram lembrados pelo coronel David. A motivação da categoria e a política de valorização interna dos policiais foram elencadas pelo comandante. ?Temos garantido os direitos essenciais aos policiais. Desde 2007 demos oportunidades de promoção a 100 sargentos, promovemos 129 praças e 21 oficiais. No total são 2.316 promoções, sendo 1.993 praças e 323 oficiais, dos quais 82% destas melhoras aconteceram neste comando. A promoção da polícia está em dia?, detalhou o coronel ao lembrar que a PM vai abrir mais 36 vagas para curso de oficiais e curso para formação de cabos, sargentos por mérito intelectual e antiguidade.
 
O governador André Puccinelli contabilizou os números positivos alcançados neste período. São 1.044 novas viaturas entregues para atender a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e outras 300 viaturas recuperadas.
 
André destacou ainda o trabalho da Polícia Militar e a importância da instituição para o Estado de Mato Grosso do Sul. ?Estamos trabalhando junto com a polícia para fazer melhoria da qualidade de vida da população do Estado. O diálogo fez com que discutíssemos aberta e claramente as políticas de segurança pública. Tenho certeza que ao terminar nosso governo teremos alcançado mais que o almejado. Somos colaboradores do Estado e oferecemos préstimos à população. Peço que trabalhemos com intensidade a favor da nossa gloriosa PM de Mato Grosso do Sul e que continuemos a honrar a farda ao ser chamado para o serviço militar?, finalizou o governador.
 
Durante a cerimônia, o governador, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e o comandante geral da Policia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, deixaram um arranjo de flores no busto de Tiradentes e na lápide em homenagem aos militares mortos durante serviço. A tropa ainda desfilou em continência ao governador do Estado e ao patrono da PM.
 
A solenidade no Comando Geral da PM foi encerrada com o desfile da Banda da PM, tropas dos Batalhões da Polícia Militar, Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e dos mascotes da instituição, os bonecos Pedro e Maria.
 
Também participaram do desfile os integrantes dos projetos sociais da Polícia Militar. A Banda Mirim levou cerca de 90 crianças; o projeto Florestinha que atende 60 crianças e adolescentes da Capital e cinco municípios com educação ambiental; o projeto Cematran que desenvolve atividades de trânsito com 50 adolescentes e crianças; a Patrulha Mirim que atende pessoas de 9 a 18 anos resgatando os valores éticos e morais e incentivando crianças e adolescentes na prática estudantil.
 
E ainda integrantes do projeto Bom de Bola, Bom na Escola que proporciona a prática esportiva a adolescentes da Capital e de oito municípios aliando o esporte ao desempenho escolar. Participaram ainda os integrantes dos projetos Proerd, Tiro Adaptado, Equoterapia e do projeto Reação. Os projetos da PM já beneficiaram cerca de 190 mil pessoas durante 20 anos de atendimento.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Nota de Falecimento: soldado da PMMS morre aos 26 anos

2
Anastácio

Família questiona exame de paciente com coronavírus e diz que idoso não ficou isolado

3
Coronavírus

Jovem de 26 anos com outras comorbidades é a terceira morte por coronavírus de Anastácio

4
Aquidauana

Caminhonete chega capotar em acidente com Fiat Uno na Vila Fragelli

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max26

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min18 max26

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,37m
Miranda
2,08m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Rosildo Barcellos

ECA 30 anos !

Valdemir Gomes

Hoje...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"ANGÚSTIA PODE SER..."

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

Viação Da Mata

AV. Dr Sabino, 252 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1966
Pizzarias

Pizza Jóia

Av. Dr. Sabino, 272 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2002
Camping

Camping Baía - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1017/9986-0
Ver Mais