A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Geral

Governador entrega Medalha Tiradentes que homenageia pessoas que se dedicaram à polícia e à sociedade

23 ABR 2013 - 14h05min
Notícias MS
O governador André Puccinelli entregou nesta terça-feira (23), durante solenidade no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, a Medalha Tiradentes. A honraria foi entregue em alusão ao Dia do Patrono da instituição e mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes.
 
A medalha, uma das mais altas comendas da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, foi entregue a 34 personalidades civis e militares de outras forças e a 60 policiais militares. A honraria é outorgada a quem presta relevantes serviços à instituição colaborando para a projeção nacional e estadual da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
 
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, ressaltou que durante os quase quatro anos à frente do comando da instituição tem tido apoio incondicional do governo do Estado para desenvolver ações que favoreçam o bem estar da comunidade e reduzam a criminalidade. ?Temos tido um trabalho de cooperação. A polícia está mais eficiente e os índices de crimes como furto, roubo e homicídios têm diminuído consideravelmente. A filosofia de Polícia Comunitária tem ainda coibido a criminalidade nos pontos mais nevrálgicos e necessários, levando segurança à população?, comentou o comandante.
 
Os números positivos da valorização dos profissionais da segurança pública no Estado também foram lembrados pelo coronel David. A motivação da categoria e a política de valorização interna dos policiais foram elencadas pelo comandante. ?Temos garantido os direitos essenciais aos policiais. Desde 2007 demos oportunidades de promoção a 100 sargentos, promovemos 129 praças e 21 oficiais. No total são 2.316 promoções, sendo 1.993 praças e 323 oficiais, dos quais 82% destas melhoras aconteceram neste comando. A promoção da polícia está em dia?, detalhou o coronel ao lembrar que a PM vai abrir mais 36 vagas para curso de oficiais e curso para formação de cabos, sargentos por mérito intelectual e antiguidade.
 
O governador André Puccinelli contabilizou os números positivos alcançados neste período. São 1.044 novas viaturas entregues para atender a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e outras 300 viaturas recuperadas.
 
André destacou ainda o trabalho da Polícia Militar e a importância da instituição para o Estado de Mato Grosso do Sul. ?Estamos trabalhando junto com a polícia para fazer melhoria da qualidade de vida da população do Estado. O diálogo fez com que discutíssemos aberta e claramente as políticas de segurança pública. Tenho certeza que ao terminar nosso governo teremos alcançado mais que o almejado. Somos colaboradores do Estado e oferecemos préstimos à população. Peço que trabalhemos com intensidade a favor da nossa gloriosa PM de Mato Grosso do Sul e que continuemos a honrar a farda ao ser chamado para o serviço militar?, finalizou o governador.
 
Durante a cerimônia, o governador, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e o comandante geral da Policia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, deixaram um arranjo de flores no busto de Tiradentes e na lápide em homenagem aos militares mortos durante serviço. A tropa ainda desfilou em continência ao governador do Estado e ao patrono da PM.
 
A solenidade no Comando Geral da PM foi encerrada com o desfile da Banda da PM, tropas dos Batalhões da Polícia Militar, Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e dos mascotes da instituição, os bonecos Pedro e Maria.
 
Também participaram do desfile os integrantes dos projetos sociais da Polícia Militar. A Banda Mirim levou cerca de 90 crianças; o projeto Florestinha que atende 60 crianças e adolescentes da Capital e cinco municípios com educação ambiental; o projeto Cematran que desenvolve atividades de trânsito com 50 adolescentes e crianças; a Patrulha Mirim que atende pessoas de 9 a 18 anos resgatando os valores éticos e morais e incentivando crianças e adolescentes na prática estudantil.
 
E ainda integrantes do projeto Bom de Bola, Bom na Escola que proporciona a prática esportiva a adolescentes da Capital e de oito municípios aliando o esporte ao desempenho escolar. Participaram ainda os integrantes dos projetos Proerd, Tiro Adaptado, Equoterapia e do projeto Reação. Os projetos da PM já beneficiaram cerca de 190 mil pessoas durante 20 anos de atendimento.

Veja também

Mais Lidas

1
Trânsito

Acidente entre carro e caminhão na MS-339 deixa duas vítimas fatais

2
Policial

Durante surto, homem tenta cometer assassinatos e provoca incêndio

3
Policial

PM fecha boca de fumo com pés de maconha, prende 2 e captura foragido

4
Aquidauana

Após desentendimento por carona, homem passa a perseguir mulher nas redes sociais

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,40m
Miranda
6,72m
Paraguai
1,60m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Cadastro Ambiental Rura: Prazo Curto!

Robinson L Araújo

POR QUE EXISTEM CASAMENTOS EM CRISE?

Rosildo Barcellos

O Arroubo Âmago do Cedro!

Ver Mais Colunas
498110691