A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
13 de novembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Geral

Historiadora Joana Neves lança livro em Aquidauana

10 AGO 2007 - 15h44min
redação

Autoridades, acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenadores da instituição desfrutaram na noite desta quinta-feira, 09 de agosto, em Aquidauana de um coquetel, organizado em homenagem ao lançamento do livro da historiadora Joana Neves "Porto para o Pantanal. A fundação de Aquidauana: civilização e dependência".


Em entrevista exclusiva ao site O Pantaneiro durante a noite de autógrafos, a Prof. Mestre Joana Neves, uma das idealizadoras do curso de Estudos Sociais do CPA ressaltou que nunca perdeu o contato com Aquidauana através de suas amizades e das edições do semanário O Pantaneiro.


Há 31 anos, Joana reside no estado da Paraíba e cursa o doutorado na capital do estado paulista. Sua tese de mestrado, defendida em 1981, tornou-se livro e possui como temas principais à colonização de Aquidauana com a imigração dos paulistas e os seus reflexos político estaduais e culturais indígenos.


O evento teve como sede as dependências do prédio "Buraco da Estér", inaugurado recentemente pelo diretor do Campus de Aquidauana da universidade, Prof. Dr. Antonio Firmino. O som da dupla Rangel e Gabriel tornou o ambiente ainda mais agradável.


A construção, mais conhecida como "Buraco da Estér" foi tombada em 1971, é considerada pelo IPHAN como sítio urbano do município. Segundo Firmino, o prédio irá abrigar o laboratório do curso de História e de Arqueologia do CPAQ e um grande desenvolvimento científico pode se concretizar com a instalação. "Acadêmicos e pesquisadores possuem agora uma base de pesquisas científicas, um referencial de cultura regional e um centro de documentação e de arquivos que foram cedidas pela Câmara Municipal de Aquidauana e que estarão disponíveis no local", afirmou o diretor. A maior parte deste arquivo estava instalado anteriormente na capital do estado e deve ser transferido para Aquidauana em meses.


Muitos artistas plásticos e artesãos aprovaram a abertura de mais um espaço cultural onde serão expostas peças de diferentes autorias. "Retratamos através do artesanato a cultura e tradição pantaneira, que merecem locais destinados a difundir nossas maiores riquezas", finalizou a artista plástica Anelise Godoy.


Joana Neves se despediu da Princesa do Sul nesta segunda-feira, onde retornou para São Paulo.  

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Empresário de Anastácio bate camionete em poste, abandona veículo e foge do local

2
Anastácio

Homem tenta dar tranco em veículo no centro de Anastácio e acaba arrastado

3
Aquidauana

Genro empurra sogra, dá soco nela e quebra aparelho celular da vítima

4
Anastácio

PRF apreende em Anastácio um milhão de maços de cigarro contrabandeados

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Robinson L Araujo

SENDO UM RECIPIENTE, USADO POR DEUS, PARA ABENÇOAR

Valdemir Gomes

Vou...

Manoel Afonso

O eleitor quer reciprocidade dos eleitos

Ver Mais Colunas
498110618
SERIEMA BUTTON FIXO RODAPÉ