X

Carcaças de jacarés de vida livre foram encontradas durante combate às chamas; hipótese é que tenha sido provocado / Foto/Divulgação: Caimasul

Além do tempo seco, a tentativa de queima controlada também provoca incêndios que atingem propriedades rurais em Corumbá. Em uma dessas áreas, há relato de que pelo menos 35 jacarés morreram queimados.

A Caimasul do Sul do Pantanal Importação e Exportação, empresa de criação comercial de jacarés em cativeiro, postou foto em redes sociais da carcaça de um animal em área queimada, denunciando que teria sido decorrente de incêndio criminoso, que atingiu propriedades na região, na BR-262, na zona rural de Corumbá.

O gerente operacional da Caimasul, Weber Girardi, explica que os jacarés mortos não fazem parte do criadouro da empresa. “Esses que morreram são jacarés de vida livre, estavam no entorno tentaram fugir para nossa área, mas morreram no caminho”, explicou. Segundo ele, os animais queriam chegar a grande lagoa dentro da propriedade.

O fogo teria começado por conta de tentativa de queima controlada feita no último domingo e fugiu do controle. Girardi calcula que o incêndio atingiu 350 hectares do entorno, fora da área de propriedade da empresa. Dentro, foram atingidos 86 dos 152. As chamas chegaram a 50 metros de distância da área destinada à reprodução dos animais.

Deste que o fogo começou, a equipe formada por seis brigadistas da empresa iniciou combate às chamas, contando com ajuda do PrevFogo e de caminhão-pipa cedido pela Vale.

Agora, Girardi disse que a incêndio foi controlado, mas deixou rastro de destruição pelo caminho, atingido área de outras três fazendas. Os animais de vida livre que foram encontrados vivos foram levados para a lagoa. "Estavam muito debilitados, não conseguiram chegar lá". Os 75 mil jacarés que vivem em cativeiro na propriedade não foram atingidos.

A origem do fogo será apurada pela equipe do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

FGTS Futuro: entenda novo modelo de financiamento do Minha Casa Minha Vida

Modalidade poderá ser utilizada por famílias da Faixa 1 que tenham um membro empregado formalmente com objetivo de reduzir as parcelas ou quitar contratos

Educação

Ministério da Educação capacita professores da educação infantil

Formações do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil devem alcançar 295 mil professores de todas as regiões do Brasil

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo