A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
10 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492
Geral

Independência Alimentos alerta sobre a perda de peso do boi

20 JUL 2007 - 09h49min
da redação

Cuidado com alimentação é a principal arma do pecuarista para manter qualidade da carne neste período em que as chuvas acabaram sendo natural que as pastagens percam qualidade entre maio e outubro. O pecuarista precisa ficar atento a esse fator, pois é comum que o gado perca peso e seja desvalorizado na venda. O Independência Alimentos, por meio de seu Serviço de Atendimento ao Pecuarista (SAP), alerta sobre a necessidade de complementar a alimentação em pasto durante o período da seca. "Essa dificuldade em ganhar peso nos próximos meses exige que o boi fique mais tempo no campo para atingir um bom peso de venda", explica a médica veterinária Raquel Cadena, técnica responsável pelo SAP da unidade de Campo Grande (MS).


Uma solução para manter a qualidade da carne durante o período é investir em suplementos, pois animais que recebem suplementação na primeira seca e são confinados em regime de terminação na segunda podem ser vendidos com 24 meses. O investimento retorna ao pecuarista na valorização da carne pelo frigorífico. Caso o animal não receba nenhum tipo de suplementação, ou seja, conte apenas com as forragens, ele precisará de quase 3,5 anos para atingir um peso satisfatório. A venda de bois com idade avançada é desvalorizada no mercado porque a qualidade da carne é inferior. "É lucrativo ao pecuarista ficar menos tempo com aquele rebanho na fazenda. Se ele investe em suplementação, o boi atinge mais rapidamente o acabamento ideal e o preço da arroba sobe na hora da venda. Compensa o investimento", afirma Eládio Filho, técnico do SAP da unidade de Janaúba (MG). Segundo ele, o objetivo é sempre obter lotes de carcaças homogêneas, com animais jovens, pesados e bem terminados.


Existem diversos suplementos que ajudam o boi a não perder peso entre maio e outubro. O pecuarista pode procurar um zootecnista para encontrar o sistema de alimentação mais adequado para seu rebanho.


O Independência Alimentos coloca seus profissionais à disposição do produtor para indicar suplementos ideais para o gado. Ele pode procurar o SAP mais próximo pelos telefones (67) 3323-7000 (Campo Grande/MS), (67) 3441-2000 (Nova Andradina/MS), (67) 3245-0000 (Anastácio/MS), (38) 3821-2829 (Janaúba/MG), (69) 3449-2200 (Rolim de Moura/RO), (62) 3240-9000 (Senador Canedo/GO) ou pelo e-mail sap@independencia.com.br

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Homem perde controle de veículo e causa acidente na Avenida Pantaneta

2
Gente

Reforma de Variant de manicure será transmitida no Caldeirão do Huck deste sábado

3
Aquidauana

Homem é agredido por duas pessoas em bar da Avenida Pantaneta

4
Policial

Bêbado e sem CNH, jovem tenta subornar policiais para não ser detido

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,20m
Miranda
7,31m
Paraguai
1,82m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: HISTÓRIAS FEITAS DE GENTES E D...

Valdemir Gomes

Re...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Estudo de caso

Ver Mais Colunas
498110516