A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
01 de abril de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Independência Alimentos alerta sobre a perda de peso do boi

20 JUL 2007 - 09h49min
da redação

Cuidado com alimentação é a principal arma do pecuarista para manter qualidade da carne neste período em que as chuvas acabaram sendo natural que as pastagens percam qualidade entre maio e outubro. O pecuarista precisa ficar atento a esse fator, pois é comum que o gado perca peso e seja desvalorizado na venda. O Independência Alimentos, por meio de seu Serviço de Atendimento ao Pecuarista (SAP), alerta sobre a necessidade de complementar a alimentação em pasto durante o período da seca. "Essa dificuldade em ganhar peso nos próximos meses exige que o boi fique mais tempo no campo para atingir um bom peso de venda", explica a médica veterinária Raquel Cadena, técnica responsável pelo SAP da unidade de Campo Grande (MS).


Uma solução para manter a qualidade da carne durante o período é investir em suplementos, pois animais que recebem suplementação na primeira seca e são confinados em regime de terminação na segunda podem ser vendidos com 24 meses. O investimento retorna ao pecuarista na valorização da carne pelo frigorífico. Caso o animal não receba nenhum tipo de suplementação, ou seja, conte apenas com as forragens, ele precisará de quase 3,5 anos para atingir um peso satisfatório. A venda de bois com idade avançada é desvalorizada no mercado porque a qualidade da carne é inferior. "É lucrativo ao pecuarista ficar menos tempo com aquele rebanho na fazenda. Se ele investe em suplementação, o boi atinge mais rapidamente o acabamento ideal e o preço da arroba sobe na hora da venda. Compensa o investimento", afirma Eládio Filho, técnico do SAP da unidade de Janaúba (MG). Segundo ele, o objetivo é sempre obter lotes de carcaças homogêneas, com animais jovens, pesados e bem terminados.


Existem diversos suplementos que ajudam o boi a não perder peso entre maio e outubro. O pecuarista pode procurar um zootecnista para encontrar o sistema de alimentação mais adequado para seu rebanho.


O Independência Alimentos coloca seus profissionais à disposição do produtor para indicar suplementos ideais para o gado. Ele pode procurar o SAP mais próximo pelos telefones (67) 3323-7000 (Campo Grande/MS), (67) 3441-2000 (Nova Andradina/MS), (67) 3245-0000 (Anastácio/MS), (38) 3821-2829 (Janaúba/MG), (69) 3449-2200 (Rolim de Moura/RO), (62) 3240-9000 (Senador Canedo/GO) ou pelo e-mail sap@independencia.com.br

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Mulher é presa por cortar adolescente com garrafa e persegui-lo em Aquidauana

2
Coronavírus

Idosa de 64 anos morre e é primeira vítima do coronavírus em MS

3
Aquidauana

Atenção motoristas: Ponte Velha será interditada na quarta-feira

4
Charges

Luto

Vídeos

PM grava vídeo na língua terena para orientar indígenas sobre prevenção ao coronavírus

Lideranças de Taunay fecham o acesso ao distrito para quem não é morador

Dona Izabel confere as novidades nas vitrines tranquilamento no 1º dia de quarentena na cidade

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,73m
Miranda
2,95m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

inicia...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"ANONIMATO"

Raquel Anderson

Diário de um tempo de Pandemia I

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Ferreira Lanches

Av. Pantaneta, S/N Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pousadas

Pousada Aguapé

Estrada da Margem Esquerda, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1036 / 9986 www.pousadaaguape.com.br
Pesqueiros

Pesqueiro do Dinho

Distrito de Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99121345
Ver Mais