A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Geral

Independência bonifica pecuarista que fornece lotes com animais homogêneos

19 SET 2007 - 16h55min
assessoria de comunicação

Quem consegue manter a homogeneidade dos lotes sai ganhando na hora de vender os animais para o Independência. O frigorífico possui um programa de bonificação que privilegia o pecuarista que fornece lotes homogêneos de animais.


"Lotes homogêneos trazem mais eficiência para o produtor e para a indústria e por isso, são melhor remunerados pelo Independência. A homogeneidade é importante porque aumenta a eficiência da desossa, resultando em peças padronizadas, o que facilita o escoamento da produção e a satisfação do consumidor, que passa a contar com um fornecimento constante e de qualidade", argumenta Eduardo Pedroso, gerente comercial e de relacionamento com o pecuarista do Independência.


O Independência, por meio do Serviço de Atendimento ao Pecuarista (SAP), ferramenta criada pela empresa com o objetivo de levar a informação ao produtor e ser um elo entre os demais setores interessados na produção de carne bovina, orienta os pecuaristas sobre como formar lotes de animais, cujo conjunto de características (peso, acabamento, raça, sexo, e idade) estejam bem próximos da igualdade. O Independência considera o lote homogêneo quando os animais apresentam duas @ acima ou abaixo da média, ou seja, com uma variação máxima de 4@ no lote.


"A melhor forma de certificar-se de que os animais estão na mesma faixa de peso é pesando-os individualmente, em balança aferida e preferencialmente digital, depois de terem sido apartados por acabamento de gordura", explica César Burim, responsável pelo SAP da unidade de Nova Andradina (MS).


Ele esclarece que para agrupar os animais por acabamento de gordura, o ideal é passá-los no apartador de cinco em cinco para que seja possível fazer uma comparação. Os acabados devem ser encaminhados à balança para verificação de tamanho e peso e os animais com falta de acabamento devem ser refugados.


Enxergar acabamento de gordura no animal vivo é uma ação simples, mas que requer treinamento visual para os pontos mais fáceis de serem notados. Alguns dos pontos a serem observados são: a inserção da cauda, a maçã do peito, o lombo, a anca, o culote e o vinco.


"Quando o animal apresentar musculatura definida o bastante para que se consiga identificar todos os músculos, como numa aula de anatomia, significa que o animal possui acabamento ausente, ou seja, não possui gordura. Quando não apresentar nenhuma ponta de osso evidente, tiver estrias de gordura nas costelas e visíveis 'cordões' de gordura na região do culote, significa que está com acabamento ideal e pode ser encaminhado ao abate", explica a médica veterinária Raquel Cadena, técnica responsável pela unidade de Campo Grande (MS).


Bonificação
A bonificação por lotes homogêneos faz parte do Programa de Qualidade de Bovinos Independência (PQBI) criado pela companhia para garantir a qualidade da matéria-prima, remunerando os pecuaristas que fornecem animais com a qualidade desejada pela indústria.


O PQBI é baseado em um sistema de classificação de carcaças e bonificações que permitem ao pecuarista receber um prêmio de até 2,65% por @ com a possibilidade de mais 1% com certificações de conformidade.


No programa são avaliados os fatores e características desejáveis, como homogeneidade do lote, horário de chegada, frete, índice de contusões, idade, musculosidade, acabamento de gordura e peso.


O pecuarista pode avaliar os resultados dos abates dos seus animais um a um e os técnicos do SAP orientam-no quanto ao melhor tipo de mercadoria a ser apresentada.


Quem desejar saber mais pode entrar em contato o Serviço de Atendimento ao Pecuarista (SAP) mais próximo pelos telefones (67) 3323-7000 (Campo Grande/MS), (67) 3441-2000 (Nova Andradina/MS), (67) 3245-0000 (Anastácio/MS), (38) 3821-2829 (Janaúba/MG), (69) 3449-2200 (Rolim de Moura/RO), (62) 3240-9000 (Senador Canedo/GO) ou pelo e-mail sap@independencia.com.br

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

2
Policial

PRF apreende 27,5 quilos de cocaína no banco traseiro de veículo em Anastácio

3
Aquidauana

Helicóptero leva bombeiros, peritos e policiais para buscar corpo de pedreiro

4
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas