A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de Agosto de 2017
Anuncie Aqui
8463
Geral

Mato Grosso do Sul é sede do I Curso de Rastreamento Policial do Brasil

7 AGO 2017 - 10h00min
Redação

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), iniciou o I Curso de Especialização em Rastreamento Policial. O objetivo é especializar policiais militares para que realizem as buscas de pessoas em diversos ambientes rurais, sendo o principal foco ao enfrentamento de criminosos em locais de difícil acesso, como por exemplo, as ações do “Novo Cangaço”. A abertura aconteceu na sexta-feira (4.8), mas as atividades começam nesta segunda-feira (7.8).

É a primeira vez que a polícia brasileira realiza um curso dessa natureza, muito embora diversas unidades já desenvolvam tal técnica. De Mato Grosso do Sul estão participando dez policiais militares, além de militares dos BOPEs da Polícia Militar do Amapá, da Bahia e do Mato Grosso. E ainda com instrutores da Policia Militar de Pernambuco, de Mato Grosso e de Santa Catarina.

Em relação a esta iniciativa o comandante do BOPE, tenente-coronel Wagner Ferreira da Silva, disse que o principal objetivo é sistematizar um conhecimento, que atualmente vem sendo transmitido de maneira empírica e pessoal. “Queremos mudar essa realidade, por isso trouxemos os mais experientes profissionais desta área em todo o Brasil, para treinar os nossos policiais”, enfatizou o comandante.

Um dos destaques do curso é a participação do Batalhão Especializado de Policia do Interior (BEPI), da Polícia Militar de Pernambuco, que é conhecido pelo nome de CIOSAC. Segundo o comandante do BOPE, eles possuem uma grande experiência no enfrentamento ao “Novo Cangaço”, sobretudo na caatinga pernambucana. O I Curso de Especialização em Rastreamento Policial possui uma carga horária de 60 horas/aula de disciplinas teóricas e práticas, que foram divididas em oito disciplinas e encerra no próximo dia 11.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Disputa de mulheres por Biz termina com moto apreendida pela polícia

2
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece seis vagas de emprego

3
Gente

Morre o humorista Paulo Silvino, aos 78 anos, no Rio

4
Aquidauana

Mulher de 42 anos é atropelada por motocicleta no Ovídio Costa 1

Vídeos

Indígenas fecham BR-262, acesso a Taunay

3º Desafio Mountain Bike - Piraputanga MS

18 Festival de Inverno de Bonito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,30m
Miranda
2,12m
Paraguai
4,24m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Imposto Territorial Rural de 2017: muda o ano, os probl...

Valdemir Gomes

Tamanduá...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Aquidauana...quais caminhos percorrerá?

Ver Mais Colunas
481710642