A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492
Geral

Mato Grosso do Sul quer instalar associação para produtores de soja

10 AGO 2007 - 17h54min
sato comunicação

Fortalecimento do setor, através de participação nas políticas de desenvolvimento econômico do setor e nas negociações de endividamento dos produtores rurais. Esse é um dos objetivos da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), instalada em Mato Grosso. Na manha de hoje (10), representantes da associação mato-grossense estiveram em Campo Grande (MS) para elaboração do estatuto que deverá direcionar a instalação da associação em Mato Grosso do Sul.


"Em Mato Grosso a Aprosoja tem trabalhado junto aos sindicatos rurais para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor. Acreditando nessa experiência, a Federação de Agricultura e Pecuária de MS, está apoiando a instalação da associação em nosso Estado", declara Eduardo Riedel, vice-presidente da FAMASUL.


Para Riedel, além de auxiliar os produtore no fortalecimento das intermediações nas negociações com o governo, a associação "tem papel importante na análise de mercado do produto e incentivo na qualidade e a sustentabilidade na produção de soja", explica.


A associação também tem como objetivo estimular a criação de mecanismos de aquisição e importação de insumos, orientar quanto à produção, comercialização e exportação da produção e facilitar na celebração de convênios e contratos com entidades públicas ou privadas. A explicação é do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO), Rui Prado, que é presidente da Aprosoja MT.


"A soja representa o maior percentual do Produto Interno Bruto (PIB), estando acima da carne. É o principal indicador econômico da balança comercial do país. Por isso entendemos o peso de uma associação como essa e lutamos, inclusive, pela instalação do Aprosoja Brasil, uma associação nacional que auxilie nasnegociações internacionais", analisa Rui Prado.


A Aprosoja MT está instalada em 18 municípios de Mato Grosso e divide sua atuação em sete comissões. Dentre elas está a comissão de crédito e endividamento, de desenvolvimento de mercado, de tributação e logística, de renda, entre outras.


Na reunião de hoje, lideranças, produtores e representantes de entidades ligadas ao agronegócio estiveram no auditório da FAMASUL para elaboração do estatuto da Associação em MS.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Corpo de ex-presidente da OAB de Aquidauana é encontrado carbonizado na BR-419

2
Anastácio

Suspeito da morte de ex-presidente da OAB é preso no Bairro Alto

3
Aquidauana

‘Muito alegre’: amigos lembram com carinho de Severino Alves de Moura

4
Aquidauana

Jornal divulga matéria e incomoda empresário, que solicita nota de esclarecimento

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Rosildo Barcellos

Pequenas reflexões sobre o Biodireito

Ver Mais Colunas
498110412