A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8494
Geral

MS com o mesmo fuso horário de Brasília

27 SET 2007 - 07h38min
anastácio notícias

Mato Grosso do Sul está uma hora atrasado em relação aos principais centros econômicos do Brasil. Para muitos, essa diferença no fuso horário gera transtornos. Já para outros é necessária devido à extensão territorial do país. No entanto, um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional prevê a sincronização do horário do Estado com a maioria das regiões do Brasil.


O senador Tião Vianna (PT), do Acre, Estado que tem duas horas a menos, é o autor da proposta que está em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta é para a alteração do fuso horário do Acre e de parte do Amazonas para uma hora a menos em relação a Brasília. "Se for aprovada, ela vai reagrupar os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, que são hoje Estados que pagam a conseqüência sócio-econômica e cultural pelo atraso das atividades em relação ao centro-sul", afirmou o senador.


"Eu acho uma mudança desnecessária, sinceramente. Primeiro que vai causar uma bagunça só. Se quando muda horário de verão já causa, imagina se mudar de vez para o horário de Brasília. E segundo porque o relógio biológico de muita gente vai estranhar demais, vai comprometer rendimento no trabalho, na escola, até todo mundo se acostumar", analisa a universitária Bianca Bianchi.


Para o gerente de uma loja em Campo Grande, Valdenir Vilela, a mudança não afetaria seu trabalho. "Eu acredito que não faria diferença. Uma hora a mais ou uma hora a menos, o fluxo de clientes é o mesmo".


O fuso é a diferença em relação ao horário inicial mundialmente convencionado. Conforme a localização, a população de uma determinada região estará em um fuso diferente. "Pela meteorologia seguir o horário padrão internacional, o GMT, não vai mudar nada, porque o momento da ocorrência será o mesmo, e a hora não irá influenciar. Mas para fins locais, como a terra gira no sentido de leste a oeste, o sol nasce primeiro em São Paulo e alguns minutos depois aqui. Na hora que o sol começa a subir, aqui começa depois, então sempre vai ter um acontecer com atraso, e no Acre mais tarde ainda", explica o metereologista Natálio Abraão Filho.


A própria Câmara pretende substituir o projeto do senador, propondo a unificação dos quatro diferentes fusos existentes hoje no Brasil. Independentemente do tipo de mudança aprovada, a alteração de horário vai apresentar um impacto. Altera a vida, o momento de dormir e a hora de acordar, além do costume e da cultura que acabam sofrendo mudanças. Por isso, a proposta do senador prevê a convocação de um plebiscito, para que a população aprove ou rejeite a unificação do fuso.


Para Natálio, a maioria das nações adapta os fusos por questões políticas e econômicas. "O certo é manter os horários, mas nesse caso a idéia é manter os fatores econômicos. Em termos meteorológicos não ajuda, o mais correto é manter esse horário", concluiu.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Polícia encontra ossada junto com documento de homem em fazenda em Aquidauana

2
Aquidauana

Peça se desprende de guindaste, cai e mata aquidauanense em São Paulo

3
Nota de Falecimento

Dono de tradicional sapataria de Aquidauana falece neste sábado

4
Policial

Empresário e filho de 1 ano morrem em acidente retornando de viagem em MS

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,96m
Miranda
5,66m
Aquidauana
2,93m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Robinson L Araujo

A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO REDE DE PROTEÇÃO

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110523