A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Clima

Na estação com maior incidência de tempestades, Defesa Civil dá dicas para evitar riscos

Primavera é a estação do ano com a maior incidência de tempestades severas devido ao choque de massas de ar frio e quente

15 OUT 2019 - 13h34min
Midiamax

A primavera é a estação do ano com a maior incidência de tempestades severas e é importante tomar cuidado para não correr riscos. As tempestades ocorrem com mais frequência devido ao choque de massas de ar frio, que ainda ficam presentes no hemisfério sul, e as massas de ar quente que começam a intensificar ao longo da estação.

“Desse encontro de massas de ar de diferentes temperaturas, resultam nas condições adversas como tempestades, raios, vendavais e granizo”, explica a coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues.

Em caso de ocorrências, o coordenador estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Fábio Catarineli, dá algumas dicas sobre como agir em caso de ocorrência de tempestade. Se estiver em casa ou no apartamento, a recomendação da Defesa Civil é de nunca consertar o telhado durante uma chuva. Outras dicas são: desligar aparelhos elétricos e verificar galhos muito próximos a fiação ou em estado de putrefação. Caso haja, providenciar a poda preventiva com profissional ou empresa capacitada. Também é recomendado verificar calhas a fim de evitar entupimentos nas saídas de água da residência. Nos condomínios onde há para-raios, verificar se está de acordo com as normas de segurança.

Se estiver em via pública, e notar que a água ultrapassou o meio fio, a orientação é fazer o desvio. Não é seguro avançar em áreas alagadas, pois há risco de cair em bueiros ou furar o pneu do veículo. Na Capital, por exemplo, que possui muitos córregos, pode ocorrer enxurradas fortes.

“Em caso de chuvas de granizo, é importante buscar abrigo seguro. Se estiver dentro do veículo, procurar lugar seguro, de preferência longe de árvores. Também é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, recomenda o tenente-coronel Catarineli.

A principal recomendação é não se colocar em posição de risco, seja de moto, carro, bicicleta, ou a pé, e em caso de acidentes, acionar o Corpo de Bombeiros no 193. “A Defesa Civil junto com o Cemtec segue monitorando, e em caso de risco de tempestades irá emitir alerta via SMS para os números cadastrados das regiões que possam ser afetadas”, pontua.

Para se cadastrar e receber os alertas emitidos pela Defesa Civil no celular, basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito e visa prevenir a população para ocorrência de acidentes e desastres naturais.

(Com informações do Governo de MS)

 

 

 

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Nota de Falecimento: soldado da PMMS morre aos 26 anos

2
Anastácio

Família questiona exame de paciente com coronavírus e diz que idoso não ficou isolado

3
Coronavírus

Jovem de 26 anos com outras comorbidades é a terceira morte por coronavírus de Anastácio

4
Aquidauana

Caminhonete chega capotar em acidente com Fiat Uno na Vila Fragelli

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min16 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,37m
Miranda
2,08m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"MACABÉA"

Rosildo Barcellos

ECA 30 anos !

Valdemir Gomes

Hoje...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Pesqueiros

Pousada e Pesqueiro Toca da Onça

Estrada da Barra Mansa (estr. Boiadeira), - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99860538
Telefones Úteis

Departamento de Sistema Penintenciario

Duque de Caxias, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4381
Ver Mais