A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Pesca Esportiva

No último feriadão antes da Piracema, pousadas só tem vagas para 2020

Maioria das pousadas e barcos hotéis já fecharam reservas; além da piracema, MS altera sistema de pesca a partir do ano que vem

10 OUT 2019 - 17h28min
CGNews

No último feriado prolongado antes do período da piracema, pousadas e pesqueiros da região do Pantanal estão sendo disputadas pelos turistas esportivos. Muitos amadores já se programaram com antecedência e alguns estabelecimentos só tem vaga para o feriadão de 2020.

O período de fechamento para pesca na Bacia do Rio Paraguai começa no dia 5 de novembro. A PMA (Policia Militar Ambiental) até iniciou a fiscalização especial, denominada Pré-Piracema para coibir irregularidades ambientais. Além dessa proibição, novas restrições para pesca entrarão em vigor a partir de 2020 em Mato Grosso do Sul, em que será permitida apenas a modalidade pesque e solte.

O destino principal são os rios da região do Pantanal. Em 2018, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) cadastrou 68 mil pescadores. Destes, 60 mil informaram como destino Corumbá.

No Lontra Pantanal Hotel, na região do Rio Miranda, em Corumbá, a maioria dos 18 apartamentos já estava reservada em setembro, segundo a subgerente Conceição Louveira, fechando a lotação máxima, de 96 pessoas. Os valores desembolsados variam conforme o pacote, que pode incluir a locação de barco, motor e o serviço do piloteiro, profissional responsável por encontrar os melhores pontos de pesca no rio.

A preparação, aliás, é característica de quem gosta da atividade. O pico da pesca vai de agosto a outubro e, por isso, muitos se agendam com antecedência. A atendente da Agência Pesca Sem Fronteiras, Clau Santos, explica que alguns estabelecimentos já estão negociando o feriadão de 2020.

A empresa atende hotéis e barcos pesqueiros em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, neste caso, Porto Murtinho e Corumbá. Os barcos são atrativos para turistas, apesar do preço um pouco mais salgado: a diária pode sair até R$ 5 mil, mas depende de cada pacote oferecido.

Em Coxim, ainda é possível encontrar vagas nas pousadas, como na Rancho da Serra, localizada às margens do Rio Taquari, a 15 quilômetros do município. O proprietário Marcelo Floriano disse que ainda é possível agendar. Muitos pescadores – grupo de amigos e famílias - fecharam com antecedência, a maioria, de Goiás, Paraná e Minas Gerais.

Além dos apartamentos na pousada, ainda é possível locar chalés e ranchão.

O pacote mínimo sai a R$ 160, sem contar com a locação de barcos, petrechos e contratação de piloteiro, feito em separado.

Este será o último ano antes das mudanças previstas para pesca em Mato Grosso do Sul. Por enquanto, o governo do Estado limita a retirada de peixe em 5 kg de pescado, mais um exemplar de espécie autorizada e cinco piranhas. Há uma lista de espécies proibidas, como o dourado. Para 2020, entrará em vigor a cota zero, em que será permitido apenas o pesque e solte.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Região

Militar do exército morre em acidente na BR-262 em Corumbá

2
Aquidauana

Homem é preso após tentar estuprar adolescente no Bairro Alto

3
Aquidauana

Polícia desarticula esquema de “disk drogas” do Bairro Alto

4
Miranda

Homem é preso após abusar sexualmente de meninas de 8 e 9 anos

Vídeos

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Urgente: Caminhão carregado com mortadela cai em serra entre Nioaque e Sidrolândia

PRF persegue veículo suspeito por 10km na BR 262 e apreende 149 tabletes de cocaína

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,65m
Miranda
6,11m
Paraguai
1,45m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"EXERCÍCIO"

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SONHOS

Valdemir Gomes

Ser...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda 23 de Março

Acesso por Miranda ou Taunay, ------ ------- - 79002-364 Aquidauana/MS (67)321-4737 / 9997- www.fazenda23demarco.com.br
Pesqueiros

Pousada Itajú - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9986-1334 www.pousadaitaju.com.br
Ag. Correios

Agencias dos Correios

Marechal Mallet, 255 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2976
Ver Mais