A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9032-->
Pesca Esportiva

No último feriadão antes da Piracema, pousadas só tem vagas para 2020

Maioria das pousadas e barcos hotéis já fecharam reservas; além da piracema, MS altera sistema de pesca a partir do ano que vem

10 OUT 2019 - 17h28min
CGNews

No último feriado prolongado antes do período da piracema, pousadas e pesqueiros da região do Pantanal estão sendo disputadas pelos turistas esportivos. Muitos amadores já se programaram com antecedência e alguns estabelecimentos só tem vaga para o feriadão de 2020.

O período de fechamento para pesca na Bacia do Rio Paraguai começa no dia 5 de novembro. A PMA (Policia Militar Ambiental) até iniciou a fiscalização especial, denominada Pré-Piracema para coibir irregularidades ambientais. Além dessa proibição, novas restrições para pesca entrarão em vigor a partir de 2020 em Mato Grosso do Sul, em que será permitida apenas a modalidade pesque e solte.

O destino principal são os rios da região do Pantanal. Em 2018, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) cadastrou 68 mil pescadores. Destes, 60 mil informaram como destino Corumbá.

No Lontra Pantanal Hotel, na região do Rio Miranda, em Corumbá, a maioria dos 18 apartamentos já estava reservada em setembro, segundo a subgerente Conceição Louveira, fechando a lotação máxima, de 96 pessoas. Os valores desembolsados variam conforme o pacote, que pode incluir a locação de barco, motor e o serviço do piloteiro, profissional responsável por encontrar os melhores pontos de pesca no rio.

A preparação, aliás, é característica de quem gosta da atividade. O pico da pesca vai de agosto a outubro e, por isso, muitos se agendam com antecedência. A atendente da Agência Pesca Sem Fronteiras, Clau Santos, explica que alguns estabelecimentos já estão negociando o feriadão de 2020.

A empresa atende hotéis e barcos pesqueiros em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, neste caso, Porto Murtinho e Corumbá. Os barcos são atrativos para turistas, apesar do preço um pouco mais salgado: a diária pode sair até R$ 5 mil, mas depende de cada pacote oferecido.

Em Coxim, ainda é possível encontrar vagas nas pousadas, como na Rancho da Serra, localizada às margens do Rio Taquari, a 15 quilômetros do município. O proprietário Marcelo Floriano disse que ainda é possível agendar. Muitos pescadores – grupo de amigos e famílias - fecharam com antecedência, a maioria, de Goiás, Paraná e Minas Gerais.

Além dos apartamentos na pousada, ainda é possível locar chalés e ranchão.

O pacote mínimo sai a R$ 160, sem contar com a locação de barcos, petrechos e contratação de piloteiro, feito em separado.

Este será o último ano antes das mudanças previstas para pesca em Mato Grosso do Sul. Por enquanto, o governo do Estado limita a retirada de peixe em 5 kg de pescado, mais um exemplar de espécie autorizada e cinco piranhas. Há uma lista de espécies proibidas, como o dourado. Para 2020, entrará em vigor a cota zero, em que será permitido apenas o pesque e solte.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Miranda

Vídeo: Pescador salva onça que ficou presa em anzol de galho no rio Miranda

2
Policial

Polícia procura homem que matou três em fazenda do Pantanal de MS

3
Aquidauana

Senhor de 55 anos que sofria de problemas cardíacos é encontrado morto em casa

4
Policial

Corpos de trabalhadores mortos em fazenda são levados para Guia Lopes

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min18 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Raquel Anderson

Divisionismo!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Cyber Cafés

Web Cyber - Conectado ao Mundo!

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 750 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7089
Médicos

Ary Prieto F cruz - Clinico Geral

Hospital Funrural, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4123
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Pastelaria Mineira

Rua Augusto Mascarenhas, 543 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1613
Ver Mais
508110741