A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
04 de junho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Cidadania

No Uruguai, MS participa de debate sobre direitos de mulheres indígenas e afrodescendentes

A oficina teve como objetivo gerar uma instância de capacitação e fortalecimento

19 ABR 2019 - 07h39min
Redação com Assessoria

Representando o Coletivo de Mulheres Negras do Mato Grosso do Sul  “Raimunda Luzia de Brito”, a Subsecretária de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves, participou da Oficina de fortalecimento dirigida a representantes de organizações de mulheres afrodescendentes e indígenas do Mercosul. Evento que ocorreu durante o Encontro Regional de representantes da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher (RMAAM), Reunião de Autoridades sobre Povos Indígenas (RAPIM) e Reunião de Autoridades sobre os Direitos dos Afrodescendentes (RAFRO), em Montevidéu.

A oficina teve como objetivo gerar uma instância de capacitação e fortalecimento dirigida especialmente a mulheres afrodescendentes e indígenas das regiões representadas, em que se proporcionem ferramentas para a defesa e promoção de seus direitos humanos. “No encontro buscamos identificar as barreiras e obstáculos que experimentam as mulheres indígenas e afrodescendentes para exercer os planos de direito, além de formular recomendações e propostas para incorporar políticas de igualdade de gênero dentro do Mercosul”, ressalta a Subsecretária Ana José.

Tanto o Encontro Regional como a Oficina são atividades do projeto de cooperação entre a RMAAM e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), denominado “Proposta de uma Estratégia Regional de Desenvolvimento Sustentável para mulheres afrodescendentes e indígenas do MERCOSUL”.  O projeto é executado pela RMAAM e é coordenado pelo Instituto Nacional de Mulheres, do Uruguai.

“O evento é importante porque reuniu mulheres de diversos países da América do Sul e possibilitou uma discussão aprofundada sobre a situação da mulher indígena e afrodescendente no âmbito do Mercosul. Além disso, favorece o intercâmbio sobre a realidade dessas mulheres em seus países”, afirmou a Secretária Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena.

O Brasil enviou quatro representantes  para o encontro regional, sendo 2 representantes da RMAAM, 1 representante da RAPIM e 1 representante da RAFRO. “Foi fundamental a participação do nosso Estado. Mato Grosso do Sul destaca-se no cenário nacional pela ampla população indígena e negra. Falando mais profundamente sobre o movimento negro, começamos nossas ações no ano de 1985, com a fundação do Grupo TEZ e anos para frente em 1995 a criação do Coletivo de Mulheres Negras. Desta forma, participamos ativamente de colegiados nos municípios, estado e a nível nacional, projetando nossas trajetórias de lutas ao enfrentamento a discriminação racial. Queremos e vamos sair da invisibilidade no tocante da sociedade civil”, conclui Ana José.

A intenção do Encontro foi formular recomendações e propostas para incorporar a perspectiva étnico-racial nas políticas públicas voltadas às mulheres.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Militar de Aquidauana assume comando do Departamento de Operações de Fronteira

2
Policial

Idoso é preso por dirigir embriagado após causar acidente em Aquidauana

3
Aquidauana

Morador de Aquidauana tem R$ 600 do auxílio gastos por desconhecido

4
Aquidauana

Mulheres são presas por jogar pedras e danificar vidraça da casa de rival em Aquidauana

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min17 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,44m
Miranda
4,80m
Paraguai
1,89m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"Clarice Lispector, textos, reflexões e pensamentos"

Valdemir Gomes

Eu...

Robinson L Araujo

A VIVÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS DE QUARENTENA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

J Pneus e Escapamentos

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 987 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3726 / Fax
Advocacia

Mário Nelson Lima Paiva

XV de Agosto, 1639 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2571 / Res
Transportes

TONINHO

Rua Antonio Campelo, 1953 Bairro Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6777 / 99
Ver Mais