A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Geral

Palestras orientam produtor e contador rural

18 SET 2007 - 14h03min
assessoria de comunicação

Na manhã de hoje (18), produtores e contabilistas puderam esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais sobre as ferramentas de contabilidade na área rural e a contribuição previdenciária. O VIII Encontro Estadual de Contabilidade Rural do MS é promovido pelo Conselho Regional Contabilidade de MS (CRC/MS) e Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL).


O contador e advogado tributarista João Alfredo de Souza Ramos comandou a palestra "Contabilidade Rural como instrumento Gerencial na Atividade Rural". Souza Ramos é pós-graduado em Contabilidade Gerencial e em Auditoria, empresário contábil e consultor tributário de empresas.


De acordo com o contador a contabilidade rural se difere da comercial e industrial por vários aspectos. A principal diferença está no ciclo de produção rural, seja na pecuária ou na agricultura. "É preciso estar atentoa essas diferenças para entender o processo de orçamento e custo e analisá-lo conforme o ciclo de determinado produto. Na soja, por exemplo, devemos levar em consideração os custos até o final do processo, desde o plantio até a colheita e venda", explica.


Souza Ramos salienta que além da análise de custos por ciclo produtivo é preciso utilizar outras ferramentas diferenciadas. O contador cita ainda fatores que devem ser levados em consideração na área rural, como a depreciação, tanto de equipamentos, como animais e culturas agrícolas, e de venda, classificada separadamente em produtos primários, beneficiados, transformados (agroindústria) e os bens agrários.


Em seguida, o economista e consultor Cléber Sadalla Araújo, falou sobre a contribuição previdenciária, destacando as contribuições, os recolhimentos e a base de cálculo de contribuição tanto para produtores rurais pessoa física, como jurídica, e também para as agroindústrias. "O produtor precisa de orientação. Não são questões comlicadas, é preciso apenas atenção no calculo e no preenchimento de guias", explica. Sadalla é gerente de Investimentos e de Benefícios de Previdência Privada e professor de Teoria Econômica.


O VIII Encontro Estadual de Contabilidade Rural do MS segue ainda à tarde, com as palestras "Relações entre Capital e Trabalho" e "Conceitos de Seguridade Social no Agronegócio", com o presidente da Comissão Nacional de Relações de Trabalho e Previdência Social da CNA, presidente da Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente do Sebrae/RJ, Rodolfo Tavares.


O evento acontece no auditório da FAMASUL e conta ainda com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de MS (SENAR-AR/MS), da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (FUNAR) e do Conselho Federal de Contabilidade e do SESCON/MS.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Conselheira tutelar e filho são presos por tráfico de drogas em Anastácio

2
Aquidauana

Ex-vereador de Aquidauana é socorrido as pressas após cair de telhado

3
Aquidauana

Relojoeiro de Aquidauana mantém tradição e público fiel com ofício em extinção

4
Aquidauana

Jovem de 23 anos é preso com maconha perto de posto de saúde em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Gráfica

Gráfica Pantaneira

Rua XV de Agosto, 339 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 / 32 www.opantaneiro.com.br
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Marcolino Lili

Distrito de Taunay, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escolas Particulares

Escola Irene Cicalise

Rua Cândido Mariano, 374 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3390
Ver Mais
508110737