A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Paraguai decreta emergência ambiental por conta de incêndios

Lei prevê ações emergenciais ao longo de 60 dias para controlar chamas que já consumiram 100 mil hectares no país vizinho

11 SET 2019 - 17h50min
CGNews

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, promulgou lei nesta terça-feira (10) declarando emergência ambiental nos departamentos (Estados) de Alto Paraguay –na divisa com Mato Grosso do Sul e Bolívia– e Boquerón, no norte do país, devido aos incêndios florestais que, há semanas, consomem áreas do Chaco, a exemplo do que ocorre no Pantanal sul-mato-grossense.

Segundo o jornal ABC Color, o decreto terá validade por 60 dias, período no qual a SEN (Secretaria de Emergência Nacional), forças armadas, governos e prefeitos e outros organismos tomarão “medidas de caráter sanitário e de assistência social”, oferecendo recursos para combater os focos de incêndio que afetam o Pantanal do Paraguai.

Chefe da SEN, Joaquín Roa afirma que pelo menso 100 mil hectares do Chaco foram destruídos pelo fogo. Os incêndios, afirma ele, teriam se iniciado na zona de Chovoreca, na Bolívia.

Apesar de esforços de brigadistas para apagar o fogo, o jornal paraguaio relata que fortes ventos reavivam as chamas, que atingem reservas como o Refúgio de Animais Silvestres Urutau, em Filadélfia (San Pedro) e a Reserva Natural do Bosque Mbaracayú (Canindeyu).

MS – Incêndios florestais também têm atingido outras áreas do país, como os departamentos de Alto Paraná, San Pedro, Amambay e Canindeyu, estes dois últimos também na fronteira com Mato Grosso do Sul, na faixa de Ponta Porã a Mundo Novo, respectivamente.

Nesta terça, a fumaça vinda dos incêndios no lado paraguaio encobriu cidades brasileiras ao longo da Linha Internacional, quando quase 2,6 mil focos de calor foram identificados no país vizinho.

O problema também é sentido em Mato Grosso do Sul, onde 1,027 milhão de hectares foram consumidos por incêndios nas últimas semanas, segundo dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou situação de emergência nesta quarta-feira (11), na expectativa de concentrar esforços locais e contar com auxílio federal no combate às chamas. A medida foi tomada levando em consideração o aumento no número de queimadas, de quase 300% no período entre julho e agosto, e as últimas 48 horas, quando quase 400 focos de calor atingiram diferentes regiões. O calor e o tempo seco, típicos de setembro, bem como a previsão de que não haverá chuvas significativas no Estado até o dia 24, estão entre os motivos da adoção da medida.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Pneu escapa e atinge caminhonete que bate em caminhão na BR-262

2
Policial

Acidente entre carro e carreta bitrem mata três jovens em MS

3
Aquidauana

Adolescente de 16 anos aterroriza família do namorado e agride mãe dele em Aquidauana

4
Aquidauana

Policial militar rodoviário de Aquidauana está entre detidos pela Corregedoria em ação contra corrupção

Vídeos

Video da perseguição da Policia Civil

“Amigo que é amigo não derruba” Compartilha o Corpo de Bombeiros nas redes sociais

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,44m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

CONTINUANDO COM FRASES DE CLARICE LISPECTOR

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SONHOS

Valdemir Gomes

Ser...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Mato Grosso

Duque de Caxias, 953 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2179
Médicos

Flavio Arima - Ortopedista

Rua Duque de Caxias, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8727
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Auto eletrica e peças Globo

Teodoro Rondon, 347 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais