A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de abril de 2018
Anuncie Aqui
8498
Geral

Pesquisa do Banco Central estima inflação em 3,72% no ano

30 JUL 2007 - 08h59min
agência brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para as metas oficiais, deve encerrar o ano em 3,72% de acordo com a expectativa média de uma centena de analistas de mercado consultados pelo Banco Central, na última sexta-feira (27).


A projeção teve ligeiro aumento em relação aos 3,70% calculados na pesquisa da semana anterior, como mostra o Boletim Focus, divulgado hoje (30) pelo BC, e se mantém abaixo do centro da meta de 4,50% de inflação anual definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).


Segundo a pesquisa do BC, o IPCA deste mês deve ficar em 0,23%, com leve aumento em relação à previsão anterior, de 0,21%, e comportamento semelhante de preços deve se repetir em agosto. Movimento que eleva de 3,59% para 3,62% a projeção de IPCA para os próximos 12 meses.


Os preços no varejo estão mais valorizados na capital paulista, onde o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) aponta inflação de 4,08% no ano.


Dos indicadores de preços ao consumidor, o menor reajuste se verifica nos preços administrados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, medicamentos e outros). Eles representam quase um terço na composição do IPCA e devem aumentar em torno de 3% neste ano (3,75% no ano que vem).


Os preços no atacado, acompanhados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), indicam comportamento de queda há duas semanas. O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) cai de 3,48% para 3,46% e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) cede de 3,49% para 3,45% a comparação semanal.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Van com oito pessoas bate em carretinha de caminhonete na BR-262

2
Anastácio

Casa incendiada é de funcionária de fazenda que passava a semana fora

3
Nota de Falecimento

Morre oficial de justiça aposentado Maximiro de Arruda, vítima de câncer

4
Policial

Assaltantes morreram durante confronto com a Polícia Militar

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
4,74m
Miranda
4,67m
Aquidauana
3,65m

Colunas e Blogs

Robinson L Araujo

CASAMENTO: O Plano Perfeito de DEUS Para a Família - 1...

Valdemir Gomes

Peço...

Raquel Anderson

Na mesa do bar!

Ver Mais Colunas
498110760