A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de novembro de 2018
Anuncie Aqui
8500
Geral

Receita milagrosa das ervas que podem curar

19 JUL 2007 - 16h13min
unifolha

O Mercado Municipal Antônio Valente, mais conhecido como Mercadão, em funcionamento desde 1957, possui 17 pontos de comercialização de ervas medicinais. Passadas de pai para filho, as bancas contam com clientes fiéis, como é o caso do "seu" Almerindo. "Eu venho ao Mercadão, quase todos os sábados, como um pastel, converso um pouco com meus amigos e aproveito para comprar guaco ou carqueja, que é bom pra gripe".


Os donos são em sua maioria idosos e, normalmente, são eles que cultivam as ervas. Mas, alguns preferem comprar de fornecedores da região. As mais vendidas são para o estômago, fígado e as digestivas. Os freqüentadores são de várias faixas etárias e os horários de maior movimento são as manhãs de sábado e domingo.
    
Tereza Simabukuro, 76 anos, dona de uma das mais antigas bancas do Mercadão, trabalha há 32 anos com ervas. Sendo 14 anos no Mercadão da Praça das Araras e 18 no atual. Delicada e com a voz bem baixa, dona Tereza diz que ama muito o que faz. "Eu agradeço muito a Jesus, por ter essa banca".
    
Mesmo fazendo parte de uma família de médicos, ela se cura somente com as ervas. "Na minha família, todos são médicos e tomam esses remédios de farmácia. Eu só tomo os meus 'chazinhos' e já fico curada", afirma ela, sorridente. Sempre muito simpática, atende novos e antigos clientes com muito carinho e atenção.
    
Antes de comercializá-las, dona Tereza vendia frutas e verduras e, após muito estudo, adquiriu conhecimento suficiente para identificar qual erva era indicada pra cada doença. Ela se recorda de um cliente que estava com uma enorme ferida na perna e não sabia mais o que fazer. Então, indicou-lhe uma erva. Alguns dias depois, ele voltou com a ferida cicatrizada e continua freqüentando sua banca até hoje.
    
É o caso também do "seu" Izair, que trabalha há 26 anos com ervas. Ele sabe exatamente qual indicar, de acordo com o sintoma que o cliente apresenta, e relata que já se curou de uma bronquite, apenas com ervas. "Mas, para obter a cura, é necessário um tratamento prolongado". Suas filhas, que tinham a mesma doença, também fizeram o tratamento e estão livres da bronquite.
    
Quando bem usadas, as ervas podem curar doenças que os remédios tradicionais não sanam com tanta eficácia. Mas, o verdadeiro poder dessas ervas está nos vendedores, pessoas amáveis e extremamente eficientes, que fazem o que gostam e só querem o bem estar e satisfação de seus amigos.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Garotinha aquidauanense de apenas 3 anos é destaque nacional por desempenho escolar

2
Aquidauana

Sem poder trabalhar, aquidauanense fará rifa para pagar tratamento médico

3
Casa do Trabalhador

Confira as vagas de emprego da casa do trabalhador

4
Policial

Ex-superintendente da gestão Puccinelli foi morto por mulher em motel

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: VALORIZE-SE!

Manoel Afonso

Otimismo & Patriotismo: o efeito Bolsonaro

Ver Mais Colunas
498110635