A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8500
Geral

Russos em MS para avaliar as barreiras sanitárias

13 SET 2007 - 10h00min
midia max news

Em Mato Grosso do Sul a missão russa, composta por três veterinários, quer avaliar como está funcionando as barreiras sanitárias na região de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, além das medidas adotados pelo governo estadual para eliminar os focos de febre aftosa. Segundo o chefe da missão russa no Estado, Valery Kharov, o grupo quer conhecer a agropecuária de Mato Grosso do Sul, já que os dois países possuem relações comerciais bem próximas.


Ele ressalta que a principal dúvida é com relação ao controle do trânsito de animais na região dos focos, além de estudar como está a logística pecuária, pois a Rússia é um dos maiores consumidores da carne brasileira, em especial de Mato Grosso do Sul.


De acordo com a secretária estadual de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, no Estado três estão fazendo as visitas, verificando desde os relatórios das ações de combate, forma de indenização, barreiras e os abates.


O Estado aguarda até o fim deste mês para a conclusão dos exames de sorologia para que o Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) possa anunciar para o mundo que o Estado erradicou a doença, para que então receba nos próximos meses a visita do OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) e posteriormente da União Européia.


A comitiva se reúne a portas fechadas com técnicos do Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), que apresentarão aos especialistas as ações de defesa sanitária desenvolvidas na região de fronteira e, principalmente, nos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã.


Nesta quinta-feira à tarde, os técnicos seguem para o sul do Estado, acompanhados pelos fiscais agropecuários federais e estaduais, onde devem visitar propriedades no município de Eldorado, além de conhecer in loco as regiões de fronteira entre Mato Grosso do Sul - Paraná e Paraguai.


Conforme informações do Mapa esta é a maior delegação do serviço veterinário da Federação Russa que já esteve no Brasil. Aproximadamente 20 técnicos e representantes do governo russo passarão 20 dias no País para avaliar toda a cadeia produtiva da carne.

Veja também

Mais Lidas

1
Entrevistas

Aquidauanense é convidada para programa da Rede Globo

2
Aquidauana

Homem pede ajuda para encontrar irmã após dormir no Cemitério

3
Aquidauana

Ventania derruba galhos de árvores e causa prejuízos no centro de Aquidauana

4
Aquidauana

Coronel Bogoni deixa Batalhão de Aquidauana para assumir cargo na Capital

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Abri...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas
498110656
SERIEMA 1260