A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de abril de 2019
Anuncie Aqui
9086
Geral

Semac analisa anteprojeto da PPP sugerido por Azambuja

13 SET 2007 - 17h27min
asses. de comunicação

Buscando acelerar o processo de formalização do programa das Parcerias Público-Privadas no Estado o Deputado Estadual Reinaldo Azambuja (PSDB) encaminhou ao Governador André Puccinelli, através de indicação a minuta de um anteprojeto elaborado por sua equipe que segundo o parlamentar é fruto de uma compilação de várias legislações estaduais, ou seja, de Estados que já instituíram o PPP.


Segundo o secretario de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, um grupo de trabalho já foi formado para analisar a minuta de anteprojeto oferecida por Azambuja e preparar as proposições institucionais.


Carlos Alberto observou que a indicação do deputado foi bastante oportuna e a minuta muito bem vinda, devendo enriquecer consideravelmente as discussões. "O que for pertinente será absorvido (...) tenho certeza que o anteprojeto oferecido pelo deputado Reinaldo será bem aproveitado!" completou.


Azambuja buscou com isso atender à necessidade da instituição de um programa moderno e legal que possa dar viabilidade à reestruturação da infra-estrutura do Estado e a provisão de serviços públicos requeridos pela sociedade, com um significativo implemento na economia e no desenvolvimento integrado.


No ato da indicação o parlamentar justificou em plenário que o Poder Público, por sua vez, premido pela falta de recursos, gerado pela queda na arrecadação de impostos, que espelha a falta de emprego e o empobrecimento da população e pela austeridade da Lei de Responsabilidade Fiscal, que funciona como contrapeso ao endividamento, tende a procurar na iniciativa privada (também premida pela enorme carga tributária), uma parceria para aumentar a oferta de serviços públicos e de utilidades, até então afetos exclusiva ou predominantemente ao Poder Público, com o objetivo de atender as necessidades da população, sem que seja obrigado a arcar integralmente com os altos custos dos investimentos.


Segundo o deputado como diferencial em relação ao regime da concessão e da permissão de serviços públicos, o projeto de lei prevê, ainda, a possibilidade de a administração pública, conceder garantias para cumprimento de obrigações assumidas pelo parceiro privado em decorrência de contratos de parceria público-privada, além de permitir que os empenhos possam ser liquidados em favor da instituição financeira que financiou o projeto. "Como forma de atrair parceiros privados o projeto de lei permite, ainda, a vinculação de receitas e a instituição ou utilização de fundos especiais" completa.


Alguns dos objetivos da parceria destacados pelo parlamentar são: a delegação, total ou parcial, da prestação ou exploração de serviço público, precedida ou não da execução de obra pública; o desempenho de atividade de competência da administração pública, precedido ou não da exploração de obra pública;  execução de obra para a administração pública; e a execução de obra para sua alienação, locação ou arrendamento à administração pública. "O projeto permite uma gama de parcerias público-privadas, como a assunção pela iniciativa privada de serviços e de empreendimentos públicos, não somente nas áreas tradicionais como nas estradas e no saneamento básico, mas em setores de grande demanda como, por exemplo, na segurança pública, na habitação" observou.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Bodoquena

PM de Bodoquena prende rapaz que usava celular para roubar posto de combustíveis

2
Aquidauana

Com Aquidauana, IFMS abre 560 vagas para cursos técnicos à distância

3
Aquidauana

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Política

Por unanimidade, prefeita de Miranda é cassada e haverá nova eleição

Vídeos

Cooperativa de Mulheres do Cristo Rei pede doações para confecção de ovos de Páscoa

Imbatíveis no remo de guerra, Bombeiros são tricampeões em competição do Exército

Suposto homicida e detido na manhã de 3 de Abril de 2019 em Aquidauana-MS

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min19 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,30m
Miranda
4,39m
Paraguai
5,12m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Uma...

Robinson L Araujo

ELE RESSUSCITOU!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AQUIDAUANA INTELIGENTE, HUMANA E SUSTENTÁVEL

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Lanchonete e Garaparia Doce Mel

Rua Estevão Alves Corrêa, Barraca 62 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Panificadora Pantanal

R. Estevão Alves Corrêa, 1981 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3999
Moto Táxi

Moto Táxi Cidade

Rua Estevão Alves Corrêa, 482 Centro - Ponto de ref.: Frente à Drogaria Brasil - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1904
Ver Mais
508110711