A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aprimoramento

TCE-MS renova parceria importante para aperfeiçoamento do controle de obras públicas

Parceria técnica entre as instituições será para o período de 2020 a 2025

29 JAN 2020 - 14h17min
Assessoria/TCE/MS

O Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul é a mais nova Corte a reiterar a filiação junto ao Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop). O Termo de Filiação, assinado pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, reafirma uma importante parceria técnica entre as instituições para o período de 2020 a 2025.

A filiação visa o desenvolvimento de ações voltadas ao aprimoramento da gestão e do controle de obras públicas no Brasil, a uniformização de entendimentos por meio da elaboração de Orientações Técnicas, Procedimentos de Auditoria de Obras Públicas e a realização de reuniões técnicas, cursos, capacitações e eventos técnicos na área.

“Temos 17 Tribunais de Contas já filiados sob esse novo modelo, válido até 2025. Outras  instituições estão providenciando os trâmites para a filiação. Nossa meta é filiar todas as Cortes de Contas ao Instituto, o que beneficia não só os engenheiros e técnicos dessas instituições, como a sociedade”, disse o presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim.

A parceria, iniciada em 2009, já gerou resultados com o desenvolvimento de produtos como o Manual de Auditoria de Obras Públicas e Serviços de Engenharia, as Orientações Técnicas, Procedimentos de Auditoria, desenvolvidos com a participação de servidores da Divisão de Fiscalização de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente do TCE-MS. O material está disponibilizado no site do Ibraop para a consulta de todas as Cortes de Contas do País.

O engenheiro Cézar Augusto Feijão ressalta que o TCE-MS tem uma participação bastante ativa dentro desse trabalho desenvolvido pelo Ibraop. “Das 7 Orientações Técnicas já disponíveis, participamos de 4 delas; e também tivemos participação na elaboração dos Procedimentos de Engenharia.”

De acordo com o chefe da divisão de fiscalização de engenharia, arquitetura e meio ambiente da Corte de Contas, Nasser Nehme Abdallah, a visão da presidência da Corte de Contas é imprescindível para o bom andamento desse trabalho. “O apoio do nosso presidente, conselheiro Iran Coelho das Neves, com a disponibilização os nossos servidores para esse trabalho, é que torna possível a nossa participação nesse importante trabalho que serve de referência para todas as Cortes do País.”.

Ibraop – Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

O IBRAOP surgiu da necessidade constatada pelos participantes dos Simpósios Nacionais de Auditoria de Obras Públicas – SINAOPs em dar consequência aos assuntos discutidos em encontros e para congregar os profissionais que atuam no controle externo e interno de obras públicas, em todo o País. O principal objetivo é o aprimoramento técnico de métodos e procedimentos de auditoria e controle de obras e serviços de engenharia e o apoio técnico aos Tribunais de Contas e aos órgãos integrantes dos Sistemas de Controle Interno, nos assuntos relacionados à Auditoria de Obras Públicas.

As Orientações Técnicas são documentos editados no formato de uma norma com o objetivo de consolidar o entendimento dos técnicos dos Tribunais de Contas a respeito de determinado tema, na Área de Auditoria de Obras Públicas, sem que seja obrigatória sua adoção pelos profissionais. Os Tribunais e seus servidores têm liberdade de seguir, ou não, as preconizações das Orientações Técnicas, mantendo sua autonomia na realização das Auditorias. Sua adoção assegura ao profissional que as utiliza o respaldo em suas conclusões, uma vez que representa o entendimento técnico de Tribunais de Contas.

Já os Projetos de Elaboração de Procedimentos de AOP visam desenvolver manuais de referência que uniformizem os procedimentos de auditoria de obras públicas entre os diversos Tribunais de Contas do Brasil. Os temas escolhidos detalham especificamente aspectos estritamente técnicos de engenharia e de arquitetura, que possibilitem avaliações operacionais das obras, além dos procedimentos gerais de auditoria.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Idoso sai para levar filho na igreja e desaparece em Aquidauana

2
Aquidauana

Idoso é localizado na BR-262 saída para Miranda e já está com a família

3
Policial

Homem mata a namorada com 20 facadas na frente da filha dela, em Sidrolândia

4
Policial

Mulher diz que matou marido porque ele a obrigava a ter relações sexuais

Vídeos

Video da perseguição da Policia Civil

“Amigo que é amigo não derruba” Compartilha o Corpo de Bombeiros nas redes sociais

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min23 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,99m
Miranda
6,45m
Paraguai
1,50m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

SINFONIAS FANTÁSTICAS

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: FANTASIAS

Valdemir Gomes

NUm...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Atlântico

Oscar de Barros 0 L 20 Qdr. 11, Santa Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2960 / 324
Camping

Pousada Itajú - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9986-1334 www.pousadaitaju.com.br
Farmácias e Drogarias

Farmácia Princesa do Sul

Rua Marechal Mallet, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3050
Ver Mais