A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
26 de março de 2019
Anuncie Aqui
8816
Dourados

Tecnofam 2018 discute tecnologias para agricultura familiar

Mato Grosso do Sul, por sua vez, conta atualmente com aproximadamente 80 mil famílias de agricultores familiares. Dados do último Censo Agropecuário revelam que os principais alimentos produzidos pelos pequenos agricultores em Mato Grosso do Sul são mandi

12 MAR 2018 - 11h15min
Redação com informações Semagro

Os agricultores familiares de Mato Grosso do Sul terão nos dias 17, 18 e 19 de abril um evento especialmente preparado com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), na Embrapa Agropecuária Oeste, no município de Dourados.

A Tecnofam 2018 “Tecnologias e conhecimentos para agricultura familiar”, considerado o maior evento de Mato Grosso do Sul voltado para  os agricultores familiares, que está em sua 3ª edição, deve reunir  técnicos de assistência técnica, estudantes, acadêmicos e professores, além da população urbana interessada em conhecer as tecnologias voltadas para o setor agrícola de base familiar.

Dados da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil, demonstram que a agricultura familiar brasileira é responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica nacional e que existem, em todo o País, cerca de 4,4 milhões de famílias agricultoras, sendo que o setor responde por sete em cada dez postos de trabalho no campo.

Mato Grosso do Sul, por sua vez, conta atualmente com aproximadamente 80 mil famílias de agricultores familiares. Dados do último Censo Agropecuário revelam que os principais alimentos produzidos pelos pequenos agricultores em Mato Grosso do Sul são mandioca (77%), café (68%) e feijão (56%).

De acordo com dados da Sead, a agricultura familiar é caracterizada quando a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, que é tanto seu local de trabalho, quanto sua moradia. “A Tecnofam cria um ambiente favorável para o conhecimento e a adoção de tecnologias que façam diferença no dia a dia do agricultor familiar. Esse evento serve como uma importante oportunidade de tornar a ciência e a tecnologia acessível para agricultores da nossa região, sejam eles pequenos, médios e/ou grandes produtores”, explica o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo.

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, informa que a Tecnofam conta com mais de 20 tecnologias a campo, além de mostras, oficinas e feira de produtos. Ele explica que o evento é preparado em parceria com diversas instituições de Mato Grosso do Sul. Asmus destaca a importância do apoio do Governo do Estado, da prefeitura de Dourados, da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), entre outros.

A Tecnofam é um evento que acontece a cada dois anos. A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com 1.200 participantes. A segunda edição, realizada em 2016, reuniu cerca de 1.500 pessoas.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Em luto, Uems em Aquidauana suspende atividades nesta segunda-feira

2
Aquidauana

Após acidente perto de Aquidauana, menina de 2 anos morre em hospital

3
Aquidauana

Leilão Direito de Viver arrecada mais de 130 mil para construção do futuro Hospital de Amor

4
Bodoquena

Operação entre PM e Policia Civil termina com 2 presos em Bodoquena

Vídeos

CCE Centro Cristão de Ensino leva conhecimento e valores a crianças e adolescentes para a vida toda

Em capotamento, airbag salva motorista da morte em Aquidauana

Incorporação dos Alunos do Núcleo de preparaçao de Oficiais da Reserva (NPOR)

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
6,14m
Miranda
5,90m
Aquidauana
5,90m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE (NÃO) ADMIRAR: O HORROR

Paulo Corrêa de Oliveira

MISTÉRIOS DA PONTE VELHA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Nossa Senhora de Fátima

Rua Marechal Mallet, 804 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8199/ 7705
Bicicletas e Peças

Ciclo Capital

Rua Estevão Alves Corrêa, 971 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4538
Imobiliárias

Piazer Corretor de Imóveis

Rua Estevão Alves Corrêa, 1326 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2320
Ver Mais
508110535