A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8502
Geral

TV evita divulgar imagens de queda de vítima do edifício da TAM

19 JUL 2007 - 14h02min
folha on line

A TV Cultura optou por não divulgar imagens exclusivas do acidente com o Airbus-A320 da TAM. A emissora informou ter filmado a queda de uma mulher do edifício da TAM Express, que foi consumido pelas chamas após a colisão da aeronave.


Segundo o canal, o material é composto por "imagens fortes, cuja divulgação não condiz com as normas que devem orientar a prática do Jornalismo Público".


Na terça-feira (17), às 18h50, horário do acidente, uma equipe da emissora estava em Congonhas produzindo uma reportagem sobre segurança na pista do aeroporto. A repórter Laís Duarte e o cinegrafista Marcelo Scano se encontravam próximos ao portão de embarque dos passageiros. Ao notarem a explosão, correram para o local do acidente e fizeram as primeiras imagens em solo.


A TV Cultura ofereceu imagens à imprensa, mas selecionou o material, excluindo as cenas mais fortes --incluindo a queda da mulher, supostamente funcionária da TAM, do alto do prédio atingido pelo avião. A foto nesta página foi reproduzida a partir das imagens em vídeo disponibilizadas pela emissora.


O Airbus-A320 teria derrapado na pista principal de Congonhas, ao pousar. Sem controle, ele cruzou a avenida Washington Luís e atingiu um prédio da TAM Express e um posto de combustíveis. O choque causou um incêndio de grandes proporções.


Confira a íntegra da nota divulgada na quarta-feira (18):


"A TV Cultura decidiu não veicular nem ceder imagens captadas ontem [terça-feira] por sua equipe de reportagem, mostrando a seqüência da queda de uma suposta funcionária da TAM do alto do prédio da empresa, atingido por uma aeronave.


A emissora considera que são imagens fortes, cuja divulgação não condiz com as normas que devem orientar a prática do Jornalismo Público. Conforme o Guia de Princípios do Jornalismo Público, 'destacar só os desvãos mais sombrios dos fatos gera nas pessoas um entendimento fatalista do mundo, que deixa de ser um projeto humano, resultado da vontade dos homens, para se tornar uma sucessão de eventos inexoráveis sobre os quais nunca se pode interferir'."

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Anastaciano é assassinado após desentendimento no Distrito Águas de Miranda

2
Anastácio

Homem assassinado em Águas do Miranda trabalhava para dar melhores condições à filha

3
Aquidauana

Durante operação, PM leva 25 pessoas para a delegacia em Aquidauana e região

4
Aquidauana

Vítima de acidente fatal em Sidrolândia era cabo do Exército em Aquidauana

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,40m
Miranda
4,16m
Aquidauana
3,06m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Fico...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

A IMPORTÂNCIA DO SER PROFESSOR: O ATO E O FATO.

Robinson L Araujo

UMA HERANÇA ESTABELECIDA POR DEUS

Ver Mais Colunas
498110539
SERIEMA FIXO 1260