A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Geral

UFMS encaminha à OAB investigação sobre trote violento

21 SET 2007 - 08h11min
midia max news

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) encaminhou à OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) a investigação sobre o trote violento aplicado pelos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, em Campo Grande, contra os calouros que ingressaram neste ano na instituição de ensino. Cenas do trote estavam em vídeo postado no site Youtube.


Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS, Rosa Maria Fernandes de Barros, a OAB deve encaminhar dentro de aproximadamente dois meses o relatório contendo a análise sobre o trote aplicado pelos acadêmicos. Os integrantes da Ordem encarregados de analisar o assunto estão ouvindo alguns estudantes que participaram do trote.


Baseado no relatório da OAB a UFMS deve definir qual será a punição para os acadêmicos que participaram do trote violento. Por enquanto, segundo a pró-reitora, a universidade aguarda o parecer da OAB para só depois definir como será o procedimento para dar continuidade às investigações e punir os estudantes.


A pró-reitora explicou que o procedimento adotado pela instituição é de orientar os alunos para que não façam mais esse tipo de trote. Uma comissão está passando nas salas de aula e mantendo contato com os alunos para que eles organizem outro tipo de recepção para os calouros. Vídeo


Durante o trote os estudantes são expostos a todo tido de humilhação, como a rolar na lama e a ingerir bebidas alcoólicas, entre outras. O vídeo mostra também uma montagem com fotos tiradas pelos veteranos durante o trote que tem duração 5 minutos e 32 segundos e teve aproximadamente 2,5 mil acessos desde que foi postado. Após as matérias veiculadas pela imprensa sobre o trote os acadêmicos tiraram o vídeo do site.


Pelo vídeo é possível notar que o trote foi aplicado fora do campus da UFMS. O vídeo mostra que o trote foi aplicado possivelmente em uma chácara ou fazenda, sendo que no local há uma poça de lama e uma pequena lagoa. No lamaçal os calouros são obrigados pelos veteranos a rolarem no barro e depois uns sobre os outros, sendo que toda a ação é filmada e fotografada pelos acadêmicos que aplicam o trote.


Eles também são obrigados a colocar na boca um líquido espumoso e depois fazerem um gargarejo, sendo que, logo em seguida, eles voltam a cuspir o líquido no recipiente (um pedaço cortado de garrafa pet) e repassam para que o outro colega repita o procedimento.


Após fazer o gargarejo com o líquido e devolvê-lo ao recipiente, os estudantes são obrigados a ingerirem bebidas alcoólicas direto do gargalo de duas garrafas que aparentemente se tratam de vodka e cachaça. Depois de ingerirem as bebidas alcoólicas, eles são obrigados a pagar uma prova que consiste em dar voltas no mesmo lugar apoiando a cabeça sobre um pedaço de pau e, em seguida, são levados para a pequena lagoa existente no local, aumentando o risco de algum calouro afogar-se.


Toda a ação é ordenada pelos veteranos que chegam a dar golpes nas costas dos calouros com pedaços de galhos de árvores para que eles rolem rápido na lama e ingiram as bebidas alcoólicas. Os calouros, conforme mostra uma das fotos, são obrigados ainda a empurrar um carro pelas ruas da cidade.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Universitária é encontrada morta no portão da casa em Chapadão do Sul

2
Policial

Homem descumpre ordem judicial e mata ex-mulher na frente dos filhos

3
Aquidauana

Homem tenta matar a tiros o próprio padrasto no Distrito de Cipolândia

4
Aquidauana

Batida entre moto e bicicleta elétrica deixa um ferido em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,19m
Miranda
4,10m
Aquidauana
3,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Estou...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Óticas

Óptica View - Lentes de Contato

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 360 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7460
Hotéis

Hotel Santa Izabel

Rua Manoel Aureliano da Costa, 674 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3214 / Fax
Médicos

Nei Pires Borges - Ortopedista

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2062
Ver Mais
508110763