A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8500
Geral

Última etapa do ProCarne MS Export será neste fim de semana

27 SET 2007 - 07h28min
midia max news

A terceira e última etapa do ProCarne MS Export, programa de capacitação direcionado a produtores e profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da carne bovina do Estado de Mato Grosso do Sul, será realizado na próxima sexta-feira, dia 28 e sábado, dia 29, no plenário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a partir das 17h30. O programa tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento, organização e competitividade internacional desta cadeia.


Nos dois primeiros seminários do ProCarne MS os participantes receberam esclarecimentos sobre aspectos gerais do comércio internacional de carne bovina, entre os quais, o atual consumo mundial do produto e os diversos perfis dos consumidores; justificativas e funcionamento do protecionismo nos mercados internacionais de carne; instrumentos utilizados por outros países produtores como proteção aos mercados domésticos (barreiras tarifárias e barreiras não tarifárias); funcionamento e papel de organizações como a OMC (Organização Mundial do Comércio) e a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal).


Neste terceiro e último seminário, os temas a serem abordados dizem respeito especificamente ao mercado europeu, que tem se destacado como aquele que melhor remunera a carne bovina brasileira, produzida dentro dos rigorosos critérios de qualidade e segurança alimentar, impostos pelo consumidor europeu.


A pecuária de corte, hoje, na União Européia: estruturas de produção, organização e funcionamento das cadeias produtivas. Os exemplos da França (primeiro país produtor de carne da União Européia) e do Reino Unido (primeiro país importador de carne brasileira). As empresas de abate e processamento de carne na União Européia. Evolução da política de subsídios à pecuária de corte.


O déficit oferta-demanda no mercado europeu e as novas oportunidades para os exportadores brasileiros. Estes serão os assuntos abordados pelo responsável técnico pelos seminários, o economista francês, consultor e especialista em comércio internacional, Jean-Yves Carfantan.


Ao longo das três etapas do ProCarne MS Export os participantes foram capacitados para uma etapa futura do Programa: uma viagem de estudos e prospecção de negócios a três países da União Européia - França, Bélgica e Holanda -, de modo a tirar o máximo de proveito desta oportunidade.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

2
Policial

PRF apreende 27,5 quilos de cocaína no banco traseiro de veículo em Anastácio

3
Aquidauana

Helicóptero leva bombeiros, peritos e policiais para buscar corpo de pedreiro

4
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110529