A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8500
Geral

UNIDERP promove Semana do Trânsito em parceria com Detran/MS

14 SET 2007 - 10h58min
da redação

De 17 a 21 de setembro, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) realiza a Semana do Trânsito 2007 com o tema O jovem e o trânsito. O evento, que contará com palestras, teleconferência, exposição, apresentação de vídeos e painéis, foi idealizado pelo c urso Superior de Formação Específica em Educação e Segurança para o Trânsito da Universidade, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS).


"O nosso objetivo é envolver todos os cursos da Instituição de forma articulada e integrada visando mostrar à comunidade a importância desta semana, conscientizando a população e os acadêmicos sobre as medidas de redução e prevenção de acidentes   e diminuir os índices de morbimortalidade dentre estes públicos que são considerados de mais vulnerabilidade e de maior exposição ao riscos de morte", explicou o coordenador do curso de Trânsito professor Jefferson Teruya.


Segundo dados do Detran/MS, dos 653 mil condutores em Mato Grosso do Sul, 34% ou 207 mil motoristas têm entre 18 e 29 anos. Em 2006, 40% dos acidentes com vítimas registrados no Estado ( 5.867) e 30% dos acidentes com danos (3.527) tiveram envolvimento de pessoas nessa faixa etária.


Programação - No dia 17, durante o intervalo noturno, no campus I, haverá apresentação de vídeo relacionado ao tema. Faixas alusivas a semana também estarão espalhadas nos campi I e III e na escola MACE.


No dia 18, no período matutino e noturno, nas duas unidades da Universidade será realizada distribuição de folders. No campus I, acontece exposição do Detran/MS e apresentação de mostra dos acadêmicos do curso Superior de Formação Especifica em Educação e Segurança para o Trânsito. À noite, por volta das 20h40, haverá o lançamento do spot da Semana do Trânsito na UNIDERP FM 103,7. Em seguida, o cantor Zé Trovão faz a apresentação do show Siga esta Canção.


No dia 19, a partir das 19h, no auditório do bloco VII, no campus I, acontece a abertura do Seminário de Trânsito da UNIDERP. A solenidade contará com a presença do reitor Pedro Chaves dos Santos Filho e de autoridades. O Quarteto de Cordas da Universidade fará a apresentação musical. Das 20h às 21h, o engenheiro de transportes Rudel Trindade Júnior ministra a palestra A Miséria Humana no Trânsito e as Estatísticas dos Acidentes. Júnior é doutorando em Engenharia de Transporte no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


No dia 20h, serão proferidas duas palestras no auditório do bloco VII. Das 19h às 20h30, o tema abordado será A Epidemiologia do Trauma no Trânsito do Município de Campo Grande e do Brasil, com a chefe de enfermagem do Samu/Sesau, Daniela Serrou do Amaral Oshiro. Das 21h às 22h30, a presidente do CETRAN/MS, Maria Regina Duarte, ministra a palestra Municipalização do Trânsito.


No dia 21, das 19h às 20h30, no estúdio 1 da UNIDERP Interativa, acontece teleconferência com transmissão ao vivo para os pólos da Interativa instalados em 120 localidades brasileiras e para auditório do bloco VII. Participam acadêmicos dos cursos a distância da Instituição (Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Letras, Serviço Social, Tecnologia em Serviços de Saúde, Tecnologia em Gestão e Marketing), diretores e instrutores dos Centros de Formação de Condutores e acadêmicos do curso Superior de Formação Específica em Educação e Segurança para o Trânsito.


A abertura oficial da teleconferência contará com a presença do reitor Pedro Chaves dos Santos Filho, do diretor-presidente do Detran/MS Carlos Henrique dos Santos Pereira   e da diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran/MS Elizabeth Félix da Silva Carvalho. Das 19h10 às 20h05, os diretores do Detran/MS ministram a palestra O Jovem e o Trânsito. Depois, será aberto, via internet, espaço para a interação ao vivo dos acadêmicos com os ministrantes.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

2
Policial

PRF apreende 27,5 quilos de cocaína no banco traseiro de veículo em Anastácio

3
Aquidauana

Helicóptero leva bombeiros, peritos e policiais para buscar corpo de pedreiro

4
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110529