A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8830-->
Geral

UNIDERP promove Semana do Trânsito em parceria com Detran/MS

14 SET 2007 - 10h58min
da redação

De 17 a 21 de setembro, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) realiza a Semana do Trânsito 2007 com o tema O jovem e o trânsito. O evento, que contará com palestras, teleconferência, exposição, apresentação de vídeos e painéis, foi idealizado pelo c urso Superior de Formação Específica em Educação e Segurança para o Trânsito da Universidade, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS).


"O nosso objetivo é envolver todos os cursos da Instituição de forma articulada e integrada visando mostrar à comunidade a importância desta semana, conscientizando a população e os acadêmicos sobre as medidas de redução e prevenção de acidentes   e diminuir os índices de morbimortalidade dentre estes públicos que são considerados de mais vulnerabilidade e de maior exposição ao riscos de morte", explicou o coordenador do curso de Trânsito professor Jefferson Teruya.


Segundo dados do Detran/MS, dos 653 mil condutores em Mato Grosso do Sul, 34% ou 207 mil motoristas têm entre 18 e 29 anos. Em 2006, 40% dos acidentes com vítimas registrados no Estado ( 5.867) e 30% dos acidentes com danos (3.527) tiveram envolvimento de pessoas nessa faixa etária.


Programação - No dia 17, durante o intervalo noturno, no campus I, haverá apresentação de vídeo relacionado ao tema. Faixas alusivas a semana também estarão espalhadas nos campi I e III e na escola MACE.


No dia 18, no período matutino e noturno, nas duas unidades da Universidade será realizada distribuição de folders. No campus I, acontece exposição do Detran/MS e apresentação de mostra dos acadêmicos do curso Superior de Formação Especifica em Educação e Segurança para o Trânsito. À noite, por volta das 20h40, haverá o lançamento do spot da Semana do Trânsito na UNIDERP FM 103,7. Em seguida, o cantor Zé Trovão faz a apresentação do show Siga esta Canção.


No dia 19, a partir das 19h, no auditório do bloco VII, no campus I, acontece a abertura do Seminário de Trânsito da UNIDERP. A solenidade contará com a presença do reitor Pedro Chaves dos Santos Filho e de autoridades. O Quarteto de Cordas da Universidade fará a apresentação musical. Das 20h às 21h, o engenheiro de transportes Rudel Trindade Júnior ministra a palestra A Miséria Humana no Trânsito e as Estatísticas dos Acidentes. Júnior é doutorando em Engenharia de Transporte no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


No dia 20h, serão proferidas duas palestras no auditório do bloco VII. Das 19h às 20h30, o tema abordado será A Epidemiologia do Trauma no Trânsito do Município de Campo Grande e do Brasil, com a chefe de enfermagem do Samu/Sesau, Daniela Serrou do Amaral Oshiro. Das 21h às 22h30, a presidente do CETRAN/MS, Maria Regina Duarte, ministra a palestra Municipalização do Trânsito.


No dia 21, das 19h às 20h30, no estúdio 1 da UNIDERP Interativa, acontece teleconferência com transmissão ao vivo para os pólos da Interativa instalados em 120 localidades brasileiras e para auditório do bloco VII. Participam acadêmicos dos cursos a distância da Instituição (Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Letras, Serviço Social, Tecnologia em Serviços de Saúde, Tecnologia em Gestão e Marketing), diretores e instrutores dos Centros de Formação de Condutores e acadêmicos do curso Superior de Formação Específica em Educação e Segurança para o Trânsito.


A abertura oficial da teleconferência contará com a presença do reitor Pedro Chaves dos Santos Filho, do diretor-presidente do Detran/MS Carlos Henrique dos Santos Pereira   e da diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran/MS Elizabeth Félix da Silva Carvalho. Das 19h10 às 20h05, os diretores do Detran/MS ministram a palestra O Jovem e o Trânsito. Depois, será aberto, via internet, espaço para a interação ao vivo dos acadêmicos com os ministrantes.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Morre o desportista Dario Campelo

2
Policial

Homem tenta entregar droga de táxi, mas é preso em flagrante

3
Aquidauana

Nova diretoria da ACEA reforça compromisso com setor empresarial

4
Nota de Falecimento

Morre o desportista Dario Campelo

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,24m
Miranda
2,27m
Paraguai
3,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Raquel Anderson

Véspera da cidade!

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Pedro U. de Oliveira - Clinico Geral

SOCIMED, - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Flávio Pereira - Ginecologista

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 3665
Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Ver Mais
508110799