A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Agosto de 2017
Anuncie Aqui
8463

IFMS prorroga inscrições de trabalhos para feiras científicas em dez municípios

12 SET 2016 - 17h30min
Juliana Aragão - Assessoria de Comunicação Social do IFMS
Foi prorrogado para 19 de setembro o prazo de submissão de projetos de pesquisa para as feiras de ciência e tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que serão realizadas nos dez campi da instituição durante a Semana de Ciência e Tecnologia, em outubro.
 
As feiras serão promovidas em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).
 
Os trabalhos devem ser desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), ensino médio ou técnico de nível médio, além de egressos da modalidade integrada do IFMS que tenham concluído os cursos a partir de novembro de 2015.
 
Projetos de estudantes de escolas públicas e privadas podem ser submetidos, desde que sejam respeitadas as áreas de abrangência dos campi.
 
Todas as regras de participação nas feiras estão disponíveis no edital nº 008/2016, publicado na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
 
Inscrições ? São gratuitas e devem ser feitas pelo orientador do projeto, que precisa ter vínculo empregatício com a instituição de ensino ou ser servidor público. O trabalho deve ser inscrito no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos, disponível no endereço www.ifms.edu.br/semanact.
 
Para fazer a inscrição, é necessário cadastrar informações sobre o projeto de pesquisa, o orientador, os autores e submeter um resumo, de acordo com os modelos disponibilizados na Central de Seleção.
 
Cada trabalho deve ter, no mínimo, um estudante e um orientador. É permitida a participação de até três estudantes nas propostas do ensino médio e até cinco nas do ensino fundamental. O projeto pode ter ainda um coorientador.
 
Os projetos devem estar inseridos nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciência Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias ou multidisciplinares (áreas entrelaçadas).
 
As normas para elaboração do resumo e do trabalho estão disponíveis no edital de abertura.
 
A seleção dos projetos será feita pelos comitês de pré-avaliação e seleção, formados por professores dos campi onde vão ocorrer as feiras.
 
Serão avaliados critérios como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de idéias, além do respeito à norma culta de linguagem.
 
Pelo novo cronograma, a lista dos trabalhos selecionados deverá ser divulgada até o dia 3 de outubro.
 
Feiras ? Serão realizadas entre os dias 17 e 22 de outubro, de acordo com a programação de cada campus na Semana de Ciência e Tecnologia.
 
Professores e pesquisadores do IFMS e de outras instituições de ensino farão a avaliação dos trabalhos. Os participantes receberão certificados, e os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados.
 
Os dois melhores projetos dos níveis fundamental e médio de cada feira serão credenciados a participar da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), que ocorrerá em novembro, na Capital.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Morador flagra ladrão dentro da garagem de casa

2
Geral

Três pessoas ficam feridas depois de carro sair da pista na rodovia BR-262

3
Geral

Rua cheia de buracos é alvo de protestos de moradores depois da volta da chuva

4
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece uma vaga de emprego

Vídeos

Indígenas fecham BR-262, acesso a Taunay

3º Desafio Mountain Bike - Piraputanga MS

18 Festival de Inverno de Bonito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,30m
Miranda
2,12m
Paraguai
4,24m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Imposto Territorial Rural de 2017: muda o ano, os probl...

Valdemir Gomes

Tamanduá...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Aquidauana...quais caminhos percorrerá?

Ver Mais Colunas
481710470