A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de junho de 2018
Anuncie Aqui
8494
Internacional

Bolívia espera que governo brasileiro se pronuncie sobre proibição a avião de Morales

3 JUL 2013 - 13h20min
Agência Brasil
O embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano Talavera, apelou hoje (3), em entrevista exclusiva à Agência Brasil, que o governo brasileiro se manifeste sobre a proibição do avião do presidente boliviano, Evo Morales, de sobrevoar os espaços aéreos de Portugal, da França, da Itália e da Espanha. O diplomata disse que, como ?país irmão? da Bolívia, o Brasil deve mostrar sua solidariedade ao que chamou ato de ?prepotência imperialista?.
 
?Esperamos a solidariedade do governo brasileiro. Esperamos um pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff a exemplo de outros presidentes da região que se manifestaram em apoio ao presidente Morales?, ressaltou o embaixador. ?Queremos o apoio do Brasil?, disse ele. ?O que houve foi um ato de descortesia com o nosso presidente e de violação internacional. Foi uma atitude de prepotência. Mas temos dignidade e grandeza.?
 
Desde ontem (2), o assunto é examinado pela Presidência da República do Brasil e o Ministério das Relações Exteriores. Assessores de Dilma examinam a hipótese de haver uma declaração formal de repúdio à proibição pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que reúne 12 países da região.
 
O tema está sendo conduzido pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
 
Ontem o avião de Morales foi proibido de ingressar nos espaços aéreos de Portugal, da França, da Itália e da Espanha porque havia suspeitas de que o ex-agente norte-americano Edward Snowden estivesse a bordo. Morales foi obrigado a desviar a rota e aguardar autorização para seguir viagem, em Viena, na Áustria.
 
Nos Estados Unidos, Snowden é acusado de espionagem e está na Rússia esperando a concessão de asilo político. O ex-agente denunciou que os norte-americanos monitoravam e-mails e ligações telefônicas de cidadãos dentro e fora do país. Há, ainda, informações que comunicações da União Europeia também foram monitoradas. O norte-americano pediu asilo a 21 países, inclusive ao Brasil.
 
Para o embaixador boliviano, é fundamental que não só a Unasul se manifeste sobre o episódio de veto do avião de Morales, mas também a Cúpula do Mercosul, no próximo dia 12, em Montevidéu, no Uruguai. ?Foi um ato de violação não apenas à Bolívia, mas a todos os latino-americanos, principalmente os países menores. É uma agressão a todos nós?, disse o diplomata.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Após sair de Festa da Farinha, homem é roubado e agredido na Estrada Boiadeira

2
Anastácio

Fora da Festa da Farinha, comerciantes temem ação de vândalos

3
Policial

Equipe Getam prende trio que tentou furtar peças de veículos da Agência Regional de Trânsito

4
Anastácio

Barracas da Festa da Farinha amanhecem amassadas nesta sexta-feira

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,23m
Miranda
3,31m
Aquidauana
2,89m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nossa...

Robinson L Araujo

A IMPORTÂNCIA EM CONHECER A PALAVRA DE DEUS

Raquel Anderson

Calada noite

Ver Mais Colunas
498110762