A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Internacional

Horacio Cartes é eleito novo presidente do Paraguai

Órgão eleitoral diz que ele venceu com diferença de 10 pontos percentuais. Milionário de 56 anos é dono de empresas e de time de futebol.

22 ABR 2013 - 09h05min
G1
O candidato do Partido Colorado, Horacio Cartes, foi eleito presidente do Paraguai nas eleições realizadas no país neste domingo (21). De acordo com o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), ele venceu com uma diferença de 9 a 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado Efraín Alegre, do Partido Liberal. A apuração dos votos ainda não foi concluída.
 
Às 23h23, o site do TSJE informava que 99,26% dos votos para presidente tinham sido apurados, com 45,8% para Cartes e 36,94% para Alegre.
 
Em seu discurso de vitória, Cartes reafirmou seu compromisso eleitoral de dar "um novo rumo ao Paraguai".
 
O triunfo de Cartes devolve o poder aos colorados, que deixaram o comando do país em 2008 depois de 60 anos, quando uma coalizão de centro-esquerda liderada pelo ex-bispo católico Fernando Lugo os derrotou em uma alternância histórica no Paraguai.
 
Uma hora antes da divulgação do resultado oficial das eleições do país, Alegre assumiu sua derrota para o concorrente Colorado. "Fizemos um esforço extraordinário. Não foi possível vencer", admitiu o liberal.
 
Mais cedo no microblog Twitter, Cartes agradeceu aos eleitores paraguaios pelo "comportamento exemplar" durante as eleições "apesar das diferenças". "E, sobretudo, obrigado a Deus por me dar esta oportunidade de fazer algo pelo meu país!".
 
O novo presidente será empossado apenas em 15 de agosto, para um mandato de cinco anos.
 
Além de escolher o novo presidente, os paraguaios foram às urnas para escolher também o novo vice-presidente, membros do Congresso bicameral e as autoridades departamentais para os próximos cinco anos.
 
Os simpatizantes do Partico Colorado saíram nas ruas para comemorar a vitória ainda na tarde deste domingo, após pesquisa boca de urna dar vitória a Cartes.
 
Esta foi a para primeira eleição presidencial no Paraguai após o impeachment do presidente Fernando Lugo, que teve o mandato cassado em processo de menos de 36 horas em junho de 2012.
 
Primeira candidatura de Cartes
 
Milionário de 56 anos, liderou as pesquisas eleitorais com cerca de 40% dos votos. Estudou nos Estados Unidos e é dono de um conglomerado de empresas que atuam principalmente no campo de cigarros, além de um time de futebol. É suspeito de envolvimento com o narcotráfico e contrabando, além de compra de apoio político. Esta é sua primeira candidatura. Foi apontado por Fernando Lugo como possível mentor do processo que causou seu impeachment. Separado, tem três filhos.
 
Antes de se filiar ao Partido Colorado há quatro anos, Cartes nunca havia sequer votado em uma eleição, de acordo com a agência Reuters.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Tentativa de suicídio na Ponte Nova mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar

2
Aquidauana

Mulher que desapareceu ao sair de Caps estava em casa no Nova Aquidauana

3
Policial

'Gordinho da moto preta' que aterrorizava Aquidauana e Anastácio disse que 'roubava por prazer'

4
Trânsito

Por conta da claridade, motorista de ônibus não vê moto e causa acidente no bairro Serraria

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Robinson L Araújo

DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA.

Rosildo Barcellos

Andar por Andar !

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: AFINAL, PARA QUE SERVE UM PÓS-D...

Ver Mais Colunas
498110676