A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de Junho de 2017
Anuncie Aqui
8459
Internacional

Jovem mata 12 na estreia de 'Batman' nos EUA, diz polícia

Preso, atirador não teria ligação com terrorismo, segundo TV. Há 40 feridos.

20 JUL 2012 - 10h00min
G1
O suspeito de ser o responsável pelo tiroteio que deixou 12 mortos nesta sexta-feira (20) em um cinema dos Estados Unidos durante a estreia do último filme do Batman foi identificado como James Holmes, de 24 anos, informaram a CNN e uma televisão local. Citando o FBI (polícia federal dos EUA), a televisão local afirmou que Holmes não tinha vínculos com células terroristas.
 
O atirador seria originário de Aurora, nos arredores de Denver, no Colorado. Antes, a polícia já havia informado que o suspeito havia sido detido, que utilizava um colete à prova de balas e carregava um rifle e dois revolveres.
 
O atirador entrou mascarado a uma sala de cinema lotada, dentro de um shopping, durante a sessão da meia-noite, de estreia do aguardado novo filme ?Batman - o cavaleiro das trevas ressurge? . Cerca de 40 pessoas ficaram feridas, segundo o porta-voz Frank Fania. Inicialmente, a polícia havia falado em 14 mortos e 50 feridos.
 
Antes de se posicionar em frente à tela e atirar, ele teria detonado uma bomba que produziu gás lacrimogêneo ou fumaça. "Eles (o público) escutaram um assobio, depois uma espécie de gás surgiu e o atirador abriu fogo", explicou o chefe de polícia da cidade, Dan Oates.
 
Segundo o  porta-voz Frank Fania, a polícia recebeu a primeira ligação sobre o incidente à 0h39 (hora local), e respondeu em "um ou dois minutos".
 
A situação era de pânico e caos. Oates afirmou que o suspeito foi preso em um estacionamento atrás do cinema. A polícia descartou a participação de outra pessoa, apontada pelos relatos iniciais, no crime.
 
Os motivos do ataque ainda não são conhecidos.
 
O local do atentado foi isolado, e policiais vasculhavam a área em busca de mais explosivos. Oates disse que o suspeito afirmou ter explosivos em sua casa. O prédio onde ele vive foi esvaziado e estava sendo revistado.
 
De acordo com a polícia, dez pessoas morreram no local, e duas morreram após serem levadas ao hospital.
 
O hospital da Universidade do Colorado recebeu 20 pessoas com ferimentos leves, informou o porta-voz Jackie Montgomery à CNN. É possível que entre as vítimas haja crianças.
 
Tiroteio e confusão
 
O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa americana.
 
"Nós continuamos a assistir ao filme por um momento", disse à ABC uma testemunha identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico".
* Com informações da France Presse, AP e Reuters

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Luto: falece em Aquidauana a Sra. Sophia Rondon

2
Aquidauana

Aquidauanense que teve o corpo queimado se recupera e agradece apoio

3
Aquidauana

Sophia Rondon: uma grande benemérita

4
Policial

Expulsa de casa, idosa denuncia filha por vender móveis na internet e tortura

Vídeos

Uno estoura pneu e capota com cinco pessoas a caminho do INSS

Veículo pega fogo no Centro de Aquidauana

Acidente entre carro e moto na esquina do Falcão

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,19m
Miranda
5,45m
Paraguai
4,64m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

O desafio do eleitor: acreditar no novo.

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: REVIRAVOLTAS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

DIA 10 DE JUNHO...DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ver Mais Colunas
481710690