A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8824-->
Internacional

Turista brasileira morre em acidente de balão na Turquia

Dois balões colidiram no ar na Capadócia. Outra turista morreu, e 23 pessoas ficaram feridas.

20 MAI 2013 - 10h30min
G1
Duas pessoas morreram - entre elas uma turista brasileira - e 23 pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira (20) na Capadócia, região central da Turquia, após um acidente envolvendo dois balões, informaram as autoridades locais.
 
Os balões colidiram no ar, e um deles acabou caindo, segundo a AP (Associated Press).
 
A embaixada brasileira em Ancara, capital da Turquia, confirmou a morte de uma brasileira e informou que pelo menos outros cinco brasileiros ficaram feridos. Segundo o Itamaraty, a vítima era natural do Rio de Janeiro. Outros cinco brasileiros ficaram feridos e foram encaminhados para hospitais da região.
 
A AFP (Agence France-Presse), citando o governador de Nevşehir, Abdurrahman Savaş, informou que duas turistas brasileiras morreram - uma mulher de 71 anos que morreu no local do acidente e outra de 65 anos, que morreu em um hospital. A AP e a Reuters também relataram a morte de dois brasileiros. A embaixada do Brasil informou que está averiguando a morte de um segundo cidadão brasileiro.
 
A Capadócia, que fica a cerca de 300 quilômetros da capital, Ancara, é famosa por suas formações geológicas que formam belas paisagens vistas do alto.
 
Passeios de balão são uma maneira popular de ver as formações cônicas, criadas pela erosão de cinzas vulcânicas em torno delas. As belas imagens da Turquia exibidas na novela ?Salve Jorge? aumentaram o interesse dos turistas brasileiros pelo país nos últimos meses.
 
O acidente aconteceu na região do Göreme National Park. Testemunhas relataram ter visto uma colisão entre os dois balões - um deles, que subia, atingiu a cesta do outro balão que já estava no ar, de acordo com informações da agência local Anadolu.
 
Um turista canadense que estava em outro balão e testemunhou o acidente disse que a queda ocorreu 45 minutos após cerca de 100 balões decolarem para os passeios do início da manhã.
 
?Ele estava a cerca de 300 metros de altura e começou a cair rapidamente até o solo. Havia um grande rasgo no tecido, de cerca de 15 metros?, contou o turista, identificado como Ross.
 
"Muitos feridos têm fraturas", disse o governador de Nevsehir, Abdurrahman Savas. Um deles se encontra em estado grave. De acordo com o governador, o balão que caiu levava turistas da Ásia, da Espanha e do Brasil.
 
A autoridade de aviação civil turca informou que o balão que caiu levava 24 passageiros e o piloto e era operado pela empresa local Anatolian Balloons, segundo a agência Anadolu. Uma investigação foi aberta para apurar o acidente.
 
Halil Uluer, dono da empresa de balões, disse que o piloto do balão que caiu era bastante experiente e tomou todas as medidas de segurança necessárias.
 
O setor dos balões turísticos cresceu muito nos últimos anos na Turquia, principalmente na Capadócia.
 
Em 2009, um turista britânico morreu em um acidente semelhante, quando dois balões colidiram no ar. Em fevereiro deste ano, a queda de um balão matou 19 turistas no Egito.
 
Embaixada
 
De acordo com Antonio Carlos Antunes Santos, conselheiro da embaixada brasileira em Ancara, pelo menos cinco brasileiros ficaram feridos ? alguns deles passavam por cirurgia em hospitais da região. Segundo o Bom Dia Brasil, dois dois feridos são pai e filho que passavam férias na região.
 
Santos informou que a embaixada está em contato com as autoridades turcas em Ancara e no local do acidente, além da comunidade brasileira na região.
 
Ainda de acordo com o conselheiro, o Ministro do Turismo da Turquia seguia para a região nesta segunda. A embaixada do Brasil também enviou uma equipe própria ao local do acidente para prestar apoio às vítimas e averiguar a situação. A equipe deve chegar no fim da tarde desta segunda no horário local (seis horas à frente do horário de Brasília).
 
Um casal de empresários de São Paulo está entre os feridos. Fabiano Faria Santo, filho do casal, foi informado pelo Consulado da Turquia no Brasil que o pai, Wagner Ferreira Santo, de 59 anos, teve fratura nas pernas. O consulado, segundo ele, disse apenas que a mãe, Rosana Faria Santo, de 58 anos, reclamou de dor nas costas. Fabiano não foi informado em que hospitais estão os pais. Ele sabe apenas que estão em hospitais diferentes.
 
O Ministério das Relações Exteriores disponibilizou dois números de telefone para que brasileiros com parentes na Turquia possam obter informações: (61) 2030-8803 ou (61) 2030-8804. Os contatos também podem ser feitos pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Jovem tenta furtar loja de colchões, entra em confronto com a polícia e morre no hospital

2
Policial

Homem morre esfaqueado em bar

3
Policial

Bêbado, militar perde controle de veículo e derruba sinalização de trânsito

4
Policial

Adolescente é flagrada com carregamento de 700kg de maconha

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max30

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min20 max30

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,70m
Miranda
2,74m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Valdemir Gomes

Há...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escritórios Contabilidade

Escritório Modelo

Rua 7 de Setembro, 493 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Confecções

Rocha Forte

Rua Duque de Caxias, 791 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-4801
Bancos

Banco Caixa Econômica Federal

Rua Estevão Alves Corrêa, 562 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4030 / 324 www.cef.com.br
Ver Mais
508110459