Águas do Rio Aquidauana invadem ruas e dificultam trânsito entre cidades vizinhas

Nível do Rio Aquidauana atingiu 9,48 metros. Ponte Nova está liberada apenas para caminhonetes e caminhões.

08/04/2013 08:10


Moradores de Aquidauana e Anastácio encontram dificuldades para transitar entre as cidades vizinhas, por conta das chuvas que não dão trégua na região. O nível do Rio Aquidauana continua subindo e já transbordou as ruas de acesso às Pontes Nova e Velha, que ligam as duas cidades.
 
Em alguns trechos da Rua Teodoro Rondon, uma das principais vias de entrada no município de Aquidauana, a passagem de pedestres e ciclistas fica impossibilitada. O trânsito da Ponte Nova está liberado apenas para caminhonetes, caminhões e ônibus.
 
A situação de transtorno não é diferente na Ponte Velha, onde a água já cobre grande parte da Travessa Capitão Mario Monteiro, em frente à Prainha, em Anastácio. No local, podem transitar carros pequenos, motos e bicicletas. Dentros dos municípios, nas áreas mais alagadas, o barco se torna o único meio de transporte viável para os moradores.
 
O trânsito de veículos, nas duas pontes, é controlado por guarnições do 7º Batalhão de Polícia Militar.
 
A reportagem do site O Pantaneiro apurou que, na manhã desta segunda-feira (08), o nível do Rio Aquidauana atingiu 9,48 metros. É a maior marca registrada desde março de 2011, quando a água havia chegado a 10,7 metros.
 
Famílias ribeirinhas
 
Por causa da cheia, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Aquidauana continuam retirando os ribeirinhos que tiveram suas residências atingidas.
 
Até o momento, cerca de 40 famílias foram encaminhadas a casas de familiares e amigos ou ao ginásio poliesportivo de Aquidauana, onde recebem suporte da Gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária.
 
Tempo instável
 
Segundo informações do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o tempo deve seguir instável nos municípios de Aquidauana e Anastácio, pelo menos, até a próxima quarta-feira (10).
 
Para esta segunda-feira, o sol predomina entre algumas nuvens, mas há previsão de chuvas rápidas na região pantaneira, a qualquer hora do dia.
 
Vítimas de afogamento
 
As buscas pelos corpos das duas mulheres que pularam no Rio Aquidauana,  na Ponte Nova, devem ser retomadas na manhã desta segunda-feira.
 
O nível do rio e a velocidade das águas dificultam bastante o trabalho da equipe de buscas do Corpo de Bombeiros.

redação / Aníbal Placêncio