Aquidauana

Campanha de Vacinação contra a gripe começa hoje

20/04/2013 06:00


Será realizada neste sábado (20) a abertura oficial da 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza A, também conhecida como o ?Dia D?. Em Mato Grosso do Sul, todos os municípios participarão da campanha, tendo como meta atingir 80% do público alvo, em um total de 538.596 pessoas. A ação envolve as três esferas gestoras do SUS (Sistema Único de Saúde), contando com recursos da União, das SES (Secretarias Estaduais de Saúde) e SMS (Secretarias Municipais de Saúde).
 
A meta de Aquidauana é alcançar 13 mil pessoas imunizadas. Já em Anastácio, a meta é vacinar cerca de 4,5 mil pessoas. Nos dois municípios, as ESFs (Unidades de Estratégias de Saúde da Família) atenderão em regime de plantão, das 07h30 às 17 horas.
 
A novidade este ano é a inclusão no grupo prioritário, das populações com doenças crônicas e também as mães com até 45 dias após o parto. Segundo o Ministério da Saúde, para os pacientes com doença crônicas (doença respiratória, renal, hepática, neurológica, diabetes, transplantados e obesos) será obrigatória a apresentação da prescrição médica durante a campanha. Também estão incluídos no grupo prioritário: gestantes, população indígena, idosos, trabalhadores em saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos.
 
A vacinação é feita com objetivo de diminuir o risco de ter a doença grave. As pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde, pois há tratamento. As ações do Ministério da Saúde, em parceria com Estados e municípios, visam tanto à prevenção quanto ao tratamento e ao diagnóstico precoce. 
 
A principal tecnologia disponível para a prevenção da Influenza é a vacina. A campanha anual, sempre realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nas pessoas vacinadas e reduziu consideravelmente os gastos com internações e medicamentos para tratamento da gripe provocada pelo vírus da Influenza.

redação / Aníbal Placêncio