Felipe Orro

Felipe Orro apresenta projeto de Programa para valorização da vida entre profissionais da saúde

07/08/2019 14:25


O deputado estadual Felipe Orro (PSDB) apresentou nesta quarta-feira (7) Projeto de Lei que institui o "Plano Estadual de Valorização da Vida e do Combate ao Suicídio entre profissionais da área da Saúde". O objetivo da proposta é desenvolver programas para atendimentos aos servidores da saúde na rede estadual que encontram-se em quadro depressivo ou estejam inclinadas à prática do suicídio, bem como identificar possíveis sintomas para que a pessoa seja encaminhada ao devido tratamento.

Para o parlamentar, o Projeto de Lei busca prevenir e minimizar a evolução dos quadros que possam evoluir ao suicídio. "O suicídio se tornou um grande problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 804 mil pessoas cometem o suicídio todos os anos. E na área da saúde, a rotina exaustiva e desgastante desses profissionais faz com que o quadro de depressão dessas pessoas se agrave com mais celeridade", pontua o parlamentar.

Em janeiro deste ano, dois profissionais da área da enfermagem praticaram suicídio no município de Campo Grande. Na época, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Sebastião Duarte, afirmou que trabalhadores da área da saúde "lidam com pacientes em situação de dor e sofrimento, de morte, e isso abala também o emocional do profissional". A categoria também se queixa das exaustivas jornadas de trabalho, que agravam o quadro depressivo desses profissionais.

"Por estarem em um ambiente vulnerável, onde convivem com pacientes em sofrimento, os profissionais da saúde acabam absorvendo essa pressão. Por isso a necessidade de se instituir um Plano Estadual que garanta o acompanhamento contínuo desses servidores com o intuito de garantir que os mesmos não sejam diagnosticados com depressão, podendo inclusive vir a praticar o suicídio", explica Felipe Orro.

O Plano Estadual de Valorização da Vida e do Combate ao Suicídio entre os profissionais da Saúde estabelece diretrizes para enfrentamento da depressão. No plano estão inclusos criação de campanhas que alertam para os sintomas da depressão; idealização de canais de atendimento aos diagnosticados ou àqueles que se encontram em situação vulnerável, propícias a atitudes suicidas; promoção de palestras na rede estadual de saúde; monitoramento dos possíveis casos de depressão e; direcionamento de atividades que promovam o bem-estar emocional.

O Projeto de Lei do deputado estadual Felipe Orro segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, para então ser apreciado em primeira votação no Plenário da Casa de Leis.


Assessoria de Comunicação