AGRICULTURA

Plano estadual para Difusão do Manejo Integrado de Pragas será lançado dia 11 de setembro

Evento terá lançamento e assinatura do termo de cooperação técnica

09/09/2019 17:00


Com objetivo de incentivar a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) realiza nesta quarta-feira (11), o lançamento e assinatura do termo de cooperação técnica do Plano Estadual para Difusão do Manejo Integrado de Pragas.

O evento acontecerá na secretaria, localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande, às 14h30. Aprovado pelo Conselho Estadual de Agrotóxicos em abril deste ano, o plano foi elaborado por um grupo de trabalho composto por participantes do conselho e representantes de entidades públicas e privadas.

Como meta principal, a iniciativa buscar difundir os princípios e práticas que compõem o MIP, além de gerar atitudes que racionalizem o uso de produtos fitossanitários de controle de pragas no sistema de produção.

A ideia é também, contribuir com a redução dos custos e produção para o produtor rural e minimizar riscos de impactos ambientais e sociais relacionados ao uso desses insumos.

O coordenador de agricultura da Semagro, Fernando Nascimento, explica que inicialmente foram selecionadas para implantação do plano de manejo, culturas de soja, milho, feijão, algodão, cana-de-açúcar e florestas plantadas.

“Também, foi priorizado o incentivo à adoção dos princípios e práticas do MIP na produção de hortícolas pelo importante papel que estas desempenham na Agricultura Familiar, considerando, principalmente, a crescente demanda do mercado por alimentos certificados e/ou isentos de resíduos, o que corrobora para a utilização dos princípios e práticas agrícolas preconizados por esta tecnologia”, detalha.

Nascimento acrescenta que na primeira etapa de execução do plano será celebrado um termo de cooperação técnica entre a secretaria e instituições públicas vinculadas à Semagro (Fundect, Iagro e Agraer), além de entidades que representam as principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul.


ALINE OLIVEIRA COM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO