Ciência e Tecnologia

Exposição de Robótica do IFMS tem campeonato de mini robôs feitos de lego

19/09/2019 16:16


Aconteceu na noite desta quarta-feira (18) em Aquidauana, a primeira Exposição de Robótica do IFMS. O evento que é realizado pela Equipe Great teve entrada gratuita e reuniu alunos e orientadores.

O grupo GREAT do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana, sob a orientação dos professores Márcia Cristaldo e Leandro de Jesus, utiliza da robótica para incentivar os alunos na iniciação científica. 

Em agosto desse ano algumas equipes foram concorrer na Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa estadual, sendo as melhores colocações do campus em 5°, 6° e 7° lugar. 

Adrian Felipe Machado, 16 anos é um dos alunos que participou da exposição. Ele contou a equipe do O Pantaneiro o passo a passo da ‘maratona’ que o robô tem que percorrer.

“Os robôs, feitos a partir de lego, devem se locomover pela pista através de uma fita preta, que simula um ambiente de desastre, e identificar as "vítimas", que são retratadas pelas bolinhas, e resgatá-las. Tudo isso é feito enquanto ele segue uma linha que pode ter falhas durante o caminho, obstáculos e lombadas”, contou.

Atualmente a equipe utiliza o kit lego EV3 para a montagem dos robôs, mas já foram desenvolvidos robôs com kits arduinos. Segundo a professora Márcia, através desse projeto os estudantes têm vários acessos a tecnologia na parte de programação, desenvolvem atividades de pesquisa cientifica dentro do laboratório e tem acesso a bolsas.

“Temos muitos projetos relacionados a OBR, tanto iniciação científica, na qual estudamos várias maneiras do robô fazer determinadas coisas na pista através da programação, quanto projetos de extensão, no qual esse ano auxiliamos duas equipes de uma escola estadual de Anastácio na programação e montagem para a competição”, pontuou Márcia.

Confira as fotos abaixo.

 

 

 


Samara Souza e Carol Alencar