Região

Acadêmicos de Aquidauana fazem visita técnica no município de Bonito

03/11/2019 12:03


 No dia 30 de outubro, acadêmicos do 2° semestre do curso de Geografia Bacharelado realizaram atividade de campo no município de Bonito/MS, visando compreender a importância das rochas carbonáticas para a formação de grutas, dolinas, sumidouros, tufas calcárias e a sua influência nas atividades econômicas do município.

Um dos pontos visitados foi a Gruta do Lago Azul, onde foi possível identificar as litologias da área (seu processo de formação e evolução) e as diversas formas originadas a partir do processo de dissolução das rochas.

Outro local visitado foi o Eco Park Porto da Ilha, onde foram possíveis a observação de tufas calcárias e a discussão dos conceitos de Geoparque, Geossítio e Geoconservação, visto que a área compreende o Momento Natural do Rio Formoso, cadastrado como um dos Geossítios do Geopark Bodoquena Pantanal.

Para a Prof. Dra. Elisângela Martins de Carvalho, “o campo possibilitou aos acadêmicos a observação e a descrição de litologias já mapeadas em laboratório, bem como a compreensão do seu processo de formação ao longo tempo geológico”.


UFMS/Assessoria