Ciência e Tecnologia

Pesquisadores de MS podem participar de concurso internacional de comunicação científica

10/01/2020 08:17


Pesquisadores de Mato Grosso do Sul têm até 31 de janeiro de 2020 para participar da chamada pública da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) em parceria com o CONFAP para o “Famelab 2020”, competição internacional de comunicação científica que terá sua etapa nacional sediada em São Paulo. A Fundect é vinculada à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Podem participar pesquisadores que estejam cursando mestrado, doutorado, pós-doutorado ou livre docência em Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharia que atuam nas diversas ICT’s do estado de Mato Grosso do Sul. A data limite para submissão do vídeo de inscrição é até às 23:59 (Horário de Brasília – BRT) do dia 31 de janeiro de 2020. O anúncio dos semifinalistas selecionados para a primeira etapa presencial do concurso será em 3 de abril de 2020. Serão selecionadas pela Fundect até 10 propostas, para participação da etapa nacional do Famelab 2020. A fase final será em junho de 2020, no Reino Unido.

O FameLab é o mais popular concurso internacional de comunicação científica. Cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo apenas à palavra e ao gesto e sem a ajuda de audiovisuais. O Programa foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países.

Entre os objetivos do Programa estão promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade; incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial, a habilidade oral; desenvolver habilidades e oportunidades para cientistas e engenheiros se envolverem com o público de uma maneira interativa e informativa, reconhecendo a importância da comunicação; compartilhar conhecimento, inovação e ciência desenvolvidos em universidades, centros de pesquisa e empresas em uma ampla rede internacional; e fomentar a paixão por ciência e inovação.

O Famelab, edição Brasil, é uma realização do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTCI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Conselho Britânico.

Os critérios oficiais para a participação no processo seletivo podem ser conferidos clicando no link http://confap.org.br/pt/editais/33/famelab-2020. As diretrizes da Fundect para a participação de pesquisadores de Mato Grosso do Sul estão em http://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/internacionais/

Informações adicionais sobre o Famelab podem ser encontradas no site oficial da competição www.famelab.com.br.


Assessoria