Prevenção

Concluída a implantação das 13 barreiras sanitárias nas divisas

De bicicleta a aeronaves, barreiras sanitárias fecham o cerco contra o Covid-19

04/04/2020 12:22


O controle de trânsito de pessoas entre o Mato Grosso do Sul com Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Paraná está muito mais rigoroso desde esta sexta-feira (03.04), com a instalação das oito barreiras sanitárias que faltavam para completar as 13 programadas.

Conforme dados da Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS), quase 5 mil pessoas (4.888) foram abordas nos postos fiscais de recolhimento do ICMS da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), onde as barreiras foram montadas, e no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Pelas rodovias, o Posto Fiscal XV de Novembro, localizado na BR-267, no município de Bataguassu, divisa com Estado de São Paulo, se tornou o posto com mais abordagens sendo 2.077 ações. O Posto Fiscal Jupiá, em Três Lagoas, vem em segundo lugar, com 809 pessoas abordadas; Posto Fiscal Ilha Grande, em Mundo Novo, com 574 pessoas. Posto Fiscal Itamarati, em Aparecida do Taboado, com 213, Posto Fiscal Alencastro, no município de Paranaíba com 145; Base de Fiscalização Móvel Aporé, em Cassilândia com 138. As demais unidades totalizam 132 abordagens. A barreira do Aeroporto Internacional de Campo Grande registra 815 abordagens e no Ceasa, equipes descontaminam os caminhões que chegam de outros estados.

Ao todo, 2.817 meios de transportes foram abordados. Carros são a maioria e somam 1.997 veículos. Na lista ainda entram caminhões (665), motocicletas (88), ônibus (33), vans (13), bicicletas (três) e até um veículo de tração animal (um). Na lista ainda estão ainda 13 aeronaves.

Casos suspeitos de Covid-19

Até o momento, pelo menos 11 pessoas foram orientadas a procurarem uma unidade de saúde após apresentarem algum tipo de sintoma. A maioria dos casos foi no Aeroporto Internacional de Campo Grande, sendo seis casos registrados.

Os demais foram no Posto Ilha Grande, no Município de Mundo Novo, com três casos. E na Base de Fiscalização Móvel Campo Bom, em de Chapadão do Sul e no Posto Fiscal Jupiá, no município de Três Lagoas, em cada unidade, um caso foi registrado.


Assessoria