Educação

Atividades presenciais continuam suspensas durante o mês de junho

Com a nova decisão, estudantes seguem com atividades em ambientes virtuais de ensino e servidores em home office até 30 de junho

29/05/2020 10:18


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) decidiu nessa quinta-feira, 21, que a suspensão das atividades presenciais será prorrogada até 30 de junho. Assim, os estudantes da instituição continuam tendo aulas em ambientes virtuais de ensino e servidores permanecem em home office até a próxima deliberação.

A decisão anterior estendia até 2 de junho a suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais, medida adotada no dia 18 de março para garantir o isolamento social de estudantes e servidores.

Desde então, a Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus tem realizado reuniões periódicas para avaliar da situação e orientar a reitoria sobre as medidas a serem tomadas no enfrentamento à pandemia.

Na quarta-feira, 20, a comissão se reuniu e emitiu uma recomendação que sugeriu a prorrogação da data final da suspensão, de 2 de junho para 30 de junho, visando a continuidade da proteção à comunidade escolar.

A sugestão foi acatada pela reitora, Elaine Cassiano, que emitiu a Decisão nº 155/2020, determinando a prorrogação da suspensão e permitindo que estudantes e servidores possam manter uma rotina de distanciamento social até que haja segurança para o retorno das atividades presenciais.

"Colocamos em primeiro lugar a saúde da comunidade escolar, diante da gravidade desta pandemia, mas ao mesmo tempo, temos dado continuidade a todas as atividades possíveis: as administrativas por meio do home office, as de ensino com oferta de atividades não presenciais e outros serviços, inclusive publicação de novos editais e até formaturas virtuais", destacou a reitora.

A comissão tem cinco reuniões agendadas até 24 de junho, para análise sobre a continuidade da prorrogação ou o retorno das atividades presenciais.

Suspensão - Inicialmente, as atividades de ensino e administrativas presenciais foram suspensas em 18 de março.

No início de abril, os dez campi começaram a oferta de aulas em ambientes virtuais de ensino. Desde então, os professores têm postado os conteúdos das disciplinas no Ambiente Virtual de Ensino a Aprendizagem (Avea - Moodle) para que os estudantes façam as atividades em casa.

Para ofertar atividades em ambientes virtuais de ensino, os campi foram orientados pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Instrução Normativa nº 2/2020. 

Auxílios Estudantis - Durante o período de pandemia e suspensão das atividades presenciais, o IFMS oferta três auxílios emergenciais para os estudantes.

Para entender em quais editais pode se inscrever, o estudante pode acessar a página sobre os auxílios estudantis concedidos durante a pandemia. 

Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail dirae@ifms.edu.br, da Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae).

Prevenção - As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus. 

Além de podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, estão disponíveis as formas de contato e os horários de atendimento dos campi e da reitoria durante o período de atividades não presenciais.


Assessoria