Aquidauana

Indígenas que saíram sem autorização e viajavam a caminho de Aquidauana são encontrados

Eles foram 'barrados' em Campo Grande, mas entrada da Taunay Ipegue ainda será interditada

29/05/2020 15:50


Um casal de moradores da Reserva Indígena de Dourados que viajava a caminho da aldeia Taunay Ipegue em Aquidauana foi encontrado. O casal não tinha autorização para viajar rumo à aldeia e era vizinhos de pacientes infectados. Eles foram localizados e ficaram em Campo Grande, mas a aldeia vai fazer um bloqueio total para evitar visitantes. 

O caso gerou preocupação porque eles poderiam estar assintomáticos e havia chance de contaminar moradores da Taunay Ipegue. Porém, o casal não era considerado caso suspeito. 

O chefe da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) de Aquidauana, Antônio Mariano, explica que o casal dormiu em Campo Grande, onde foi localizado. Os dois pretendiam vir para a aldeia Taunay Ipegue e foram para a rodoviária pegar um ônibus em direção a Aquidauana. 

“Tinham pego condução em direção à rodoviária de Campo Grande. A equipe da vigilância sanitária de lá conseguiu localizar onde estavam, foi feita a triagem e foram conduzidos para a para fazer os exames lá em Campo Grande. Eles ainda não vieram para Aquidauana”, informou.

Mesmo com o casal passando por exames em Campo Grande, o acesso a aldeias da terra indígena Taunay Ipegue será interditado, será proibida a entrada de visitantes de qualquer município. Os meios de transporte, como ônibus, que passam pela aldeia também estarão com suas atividades suspensas.

 
 

Da Redação