Coronavírus

Pesqueiros são orientados sobre prevenção ao coronavírus em Aquidauana

Sectur contou com apoio do batalhão da PMA

02/06/2020 15:51


Depois que pousadas e hotéis urbanos e rurais de Aquidauana foram orientados sobre as medidas e decretos de enfrentamento ao coronavírus, foi a vez dos pesqueiros de Aquidauana receberem orientações sobre a prevenção ao coronavírus. Durante o último sábado, 30, uma equipe da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) visitou os pesqueiros localizados às margens do Rio Aquidauana. 

Como o acesso em vários deles só podia ser feito pelo rio, a Sectur contou com o apoio do batalhão da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, que disponibilizou o barco para a ação.

Conforme explicou o secretário da Sectur, Clóvis Pacheco, a ação possibilitou levar orientações de saúde e de prevenção ao Covid-19 até as pousadas, pesqueiros, famílias ribeirinhas, piloteiros, pescadores profissionais e amadores e turistas encontrados durante as visitas.

“Fizemos questão de destacar a importância de todos seguirem as medidas de segurança e de prevenção ao coronavírus, para evitar que haja um surto na cidade e os empreendimentos turísticos sejam afetados com normas de fechamento e isolamento, para ajudar a conter a contaminação. Se todos fizerem sua parte, vamos passar por essa pandemia e recuperar a economia e o turismo local”, afirmou o secretário Clóvis Pacheco.

Nas visitas, a equipe da Sectur solicita o preenchimento de um cadastrado e insere no grupo de WhatsApp da secretaria um representante das pousadas, hotéis e pesqueiros, para comunicação rápida e para esclarecimento de dúvidas, caso eles se deparem com hóspedes com sintomas gripais ou de Covid-19.

Essa ação da Prefeitura de Aquidauana por meio da Sectur tem por objetivo reforçar aos proprietários e funcionários dos pesqueiros e pousadas sobre as medidas de prevenção ao Covid-19, destacando, principalmente, a necessidade de utilização de máscaras para todos e em todos os ambientes; higienização das mãos com frequência; disponibilização de álcool em gel para que todos possam utilizar; limpeza e higienização constante de ambientes e superfícies (mesas, maçanetas, objetos comuns); limitar e controlar a quantidade de pessoas nos locais, para evitar aglomerações.

Em tempo, a Sectur agradece ao batalhão da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana por disponibilizar a embarcação para garantir o acesso da equipe aos locais, cumprindo a missão de informar e alertar aos ribeirinhos, pescadores e pesqueiros sobre o coronavírus.

(com informações da Prefeitura)

 

Da Redação