Impacto dos distúrbios de comportamento na capacidade produtiva

19/07/2007 10:01


Os distúrbios de comportamento são um grupo de enfermidades psiquiátricas que incluem principalmente o transtorno de conduta, o transtorno opositor / desafiador e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Estes distúrbios caracterizam-se pela incapacidade do indivíduo doente em respeitar as regras e normas sociais estabelecidas, fato que culmina em importante prejuízo nas relações interpessoais e piora significativa da qualidade de vida.


Uma pesquisa publicada na revista American Journal of Obstetrics and Gynecology, em junho de 2007, avaliou o impacto do transtorno de comportamento sobre a performance produtiva de enfermeiras obstétricas. Os dados do estudo foram obtidos através da aplicação de questionário às profissionais de enfermagem, em centros hospitalares de três cidades norte americanas.


Os resultados apresentados revelaram, que 60,7% das instituições avaliadas, possuíam profissionais portadores de distúrbio de comportamento. Além disso, o transtorno psiquiátrico foi identificado, não apenas nas enfermeiras, mas também em outros trabalhadores da área da saúde. Uma das conseqüências negativas do distúrbio de comportamento foi a perda do emprego em decorrência da doença.


O transtorno de comportamento é freqüente dentre os profissionais de saúde. Os indivíduos doentes devem ser adequadamente identificados e tratados, de forma a não trazer prejuízos para os pacientes.


uol