Esportes

Por pontos, cubano vence João Gabriel e fica com o ouro

19/07/2007 14:00


O judoca brasileiro João Gabriel Schlittler não conseguiu superar o cubano Oscar Brayson e ficou com a prata na categoria acima de 100kg do judô.
 
O cubano começa a luta com muita violência e no ataque, mas João se defende. De branco, o brasileiro recebe bem a pressão que o adversário impõe.


Dominando o braço direito do cubano, com uma pegada na manga e na gola, o brasileiro garante que a investida de Oscar não dê em nada. Ainda se protegendo bem, João Gabriel encaixa um triângulo no cubano, que escapa levantando o brasileiro.


Se atirando ao chão mais uma vez, a chamada técnica de sacrifício, João leva o cubano pro tatame. Também não foi dessa vez, sem pontos. João buscava o solo, mas não era o caminho. O cubano teve duas entradas falsas, não revertidas em pontos para o brasileiro.


A luta, de round único, a 30 segundos do final ficou mais tensa. Sem pontos, o combate vai para a morte súbita, o ponto de ouro. João é derrubado por Oscar, mas nada é marcado. No lance seguinte, o brasileiro leva o cubano ao chão, mas não consegue imobilizar o forte adversário, que se defende muito bem.


Diversas tentativas de entrada não encaixam, mesmo nas pernas. João Gabriel tentava derrubar mas o cubano, desgastado, conseguia resistir às técnicas do lutador brasileiro e não efetuava mais nenhuma entrada. A decisão cabia aos juízes, que optaram pelo cubano.


estadão