Geral

Alunos cegos de escolas públicas brasileiras recebem notebooks especiais

25/07/2007 10:28


Alunos com deficiência visual que cursam o ensino médio em escolas públicas brasileiras receberam 774 notebooks com programas de leitor de textos como o Dosvox. Além disso, os estudantes cegos matriculados receberam livros em áudio e em Braille da Seesp/MEC (Secretaria de Educação Especial).


Segundo o MEC, no Brasil são 784 alunos cegos que cursam o ensino médio em escolas públicas. Cada um deles receberá dois livros em áudio, de português e biologia, e um livro em Braille, de matemática. Para que a distribuição dos livros didáticos em formato acessível alcance o seu objetivo, a Seesp distribuirá, a partir da primeira semana de agosto, os notebooks com programas de leitor de textos como o Dosvox.
Isso permitirá a leitura dos livros em áudio, além da edição de textos, acesso à internet e à impressão dos trabalhos dos alunos em impressora Braille computadorizada.


Após a entrega de todos os equipamentos eletrônicos, a Seesp enviará para as escolas contempladas um termo de doação, que delega às escolas e às secretarias estaduais de educação a responsabilidade pela manutenção e guarda dos computadores, que poderão ser deslocados para outras escolas, de acordo com o movimento futuro das matrículas de alunos cegos no ensino médio.


uol